Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/965
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NÓBREGA, Marisa Bittar; Sheva Maia | pt_BR |
dc.contributor.author | FERNANDES, Dorgival Gonçalves | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:16Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:16Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/965 | - |
dc.description | BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCAR | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE ESTUDO PROCUROU APREENDER E ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (MOSCOVICI, 1978) DA ESCOLA ELABORADAS POR JOVENS ESTUDANTES DE CAMADAS POPULARES, VISANDO COMPREENDER OS SENTIDOS QUE ESSES SUJEITOS ATRIBUEM À ESCOLA. PARA EFETIVAR TAL TRABALHO, REALIZAMOS 30 ENTREVISTAS (05 NÃO-ESTRUTURADAS E 25 SEMI-ESTRUTURADAS), APLICAMOS 80 QUESTIONÁRIOS SÓCIO-ECONÔMICOS E 80 TESTES DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS NUMA AMOSTRA DE 80 JOVENS ESTUDANTES (IDADE ENTRE 14 E 20 ANOS) DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE CAJAZEIRAS, SERTÃO DO ESTADO DA PARAÍBA. AS ENTREVISTAS FORAM SUBMETIDAS A TÉCNICAS DE ANÁLISE DE CONTEÚDO (ANÁLISE TEMÁTICA E DE ENUNCIAÇÃO), OS QUESTIONÁRIOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DE TABULAÇÃO SIMPLES E OS TESTES DE ASSOCIAÇÃO DE PALAVRAS FORAM PROCESSADOS POR MEIO DO SOFTWARE TRI-DEUX MOTS, GERADOR DO GRÁFICO DE ANÁLISE FATORIAL DE CORRESPONDÊNCIA. A TOTALIDADE DAS ANÁLISES EMPREENDIDAS REVELA QUE PARA OS SUJEITOS PESQUISADOS, A ESCOLA É UMA INSTITUIÇÃO SOCIAL CARREGADA DE POSITIVIDADE E DE SENTIDO. A ESCOLA É ADJETIVADA PELOS JOVENS ESTUDANTES COMO BOA E É REPRESENTADA COMO UM LUGAR DE ESTUDO E DE APRENDIZAGEM DE SABERES, É LUGAR TAMBÉM DE DIVERSÃO E DE AMIZADES E SOBRE ESSA INSTITUIÇÃO OS ESTUDANTES DEMONSTRAM TER AFETOS E UMA VISÃO CRÍTICA. QUANTO AO SENTIDO ATRIBUÍDO À ESCOLA, ESTA É PERCEBIDA COMO UM CAMPO DE SONHOS DE FUTURO. OS JOVENS ESTUDANTES ACREDITAM QUE SE DEDICANDO AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E CONSEGUINDO CONCLUÍ-LO, TERÃO UM BOM FUTURO: SERÃO ALGUÉM NA VIDA, SERÃO CIDADÃOS! ESTE FUTURO BOM SERÁ CONQUISTADO MEDIANTE A POSSE DE SABERES E DE DIPLOMA, PASSAPORTES PARA A AQUISIÇÃO DE UM BOM EMPREGO. TAL EMPREGO LHES TRARÁ COMPENSAÇÃO FÍSICA, FINANCEIRA E SOCIAL, SINÔNIMO DE MELHORIA DE VIDA PARA SI E SUA FAMÍLIA. É A FÉ NA CONQUISTA DESSE FUTURO QUE ANIMA OS JOVENS DE CAMADAS POPULARES, ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS A IREM À ESCOLA APRENDER OS SABERES ESCOLARES, SE DEDICAREM À SUA ESCOLARIZAÇÃO E SE ESFORÇAR PARA SEREM BONS ALUNOS: NÃO FAZER BAGUNÇA, PRESTAR ATENÇÃO ÀS EXPLICAÇÕES DO PROFESSORES, REALIZAR AS TAREFAS ESCOLARES E ESTUDAR PARA AS PROVAS. AGINDO ASSIM ACREDITAM ESTAR ASSEGURANDO UM FUTURO DECENTE PARA SI. | pt_BR |
dc.format.extent | 1167931 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS | pt_BR |
dc.subject | REPRESENTAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA | pt_BR |
dc.subject | JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos | pt_BR |
dc.title | IR-REMEDIÁVEL CAMPO DE SONHOS DE FUTURO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA ENTRE JOVENS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO SERTÃO NORDESTINO | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools