Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/965
Título : | IR-REMEDIÁVEL CAMPO DE SONHOS DE FUTURO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ESCOLA ENTRE JOVENS ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO SERTÃO NORDESTINO |
Autor : | NÓBREGA, Marisa Bittar; Sheva Maia FERNANDES, Dorgival Gonçalves |
Palabras clave : | REPRESENTAÇÃO SOCIAL;ESCOLA;JUVENTUDE |
Fecha de publicación : | 2003 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS |
Resumen : | ESTE ESTUDO PROCUROU APREENDER E ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (MOSCOVICI, 1978) DA ESCOLA ELABORADAS POR JOVENS ESTUDANTES DE CAMADAS POPULARES, VISANDO COMPREENDER OS SENTIDOS QUE ESSES SUJEITOS ATRIBUEM À ESCOLA. PARA EFETIVAR TAL TRABALHO, REALIZAMOS 30 ENTREVISTAS (05 NÃO-ESTRUTURADAS E 25 SEMI-ESTRUTURADAS), APLICAMOS 80 QUESTIONÁRIOS SÓCIO-ECONÔMICOS E 80 TESTES DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS NUMA AMOSTRA DE 80 JOVENS ESTUDANTES (IDADE ENTRE 14 E 20 ANOS) DE ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE CAJAZEIRAS, SERTÃO DO ESTADO DA PARAÍBA. AS ENTREVISTAS FORAM SUBMETIDAS A TÉCNICAS DE ANÁLISE DE CONTEÚDO (ANÁLISE TEMÁTICA E DE ENUNCIAÇÃO), OS QUESTIONÁRIOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DE TABULAÇÃO SIMPLES E OS TESTES DE ASSOCIAÇÃO DE PALAVRAS FORAM PROCESSADOS POR MEIO DO SOFTWARE TRI-DEUX MOTS, GERADOR DO GRÁFICO DE ANÁLISE FATORIAL DE CORRESPONDÊNCIA. A TOTALIDADE DAS ANÁLISES EMPREENDIDAS REVELA QUE PARA OS SUJEITOS PESQUISADOS, A ESCOLA É UMA INSTITUIÇÃO SOCIAL CARREGADA DE POSITIVIDADE E DE SENTIDO. A ESCOLA É ADJETIVADA PELOS JOVENS ESTUDANTES COMO BOA E É REPRESENTADA COMO UM LUGAR DE ESTUDO E DE APRENDIZAGEM DE SABERES, É LUGAR TAMBÉM DE DIVERSÃO E DE AMIZADES E SOBRE ESSA INSTITUIÇÃO OS ESTUDANTES DEMONSTRAM TER AFETOS E UMA VISÃO CRÍTICA. QUANTO AO SENTIDO ATRIBUÍDO À ESCOLA, ESTA É PERCEBIDA COMO UM CAMPO DE SONHOS DE FUTURO. OS JOVENS ESTUDANTES ACREDITAM QUE SE DEDICANDO AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E CONSEGUINDO CONCLUÍ-LO, TERÃO UM BOM FUTURO: SERÃO ALGUÉM NA VIDA, SERÃO CIDADÃOS! ESTE FUTURO BOM SERÁ CONQUISTADO MEDIANTE A POSSE DE SABERES E DE DIPLOMA, PASSAPORTES PARA A AQUISIÇÃO DE UM BOM EMPREGO. TAL EMPREGO LHES TRARÁ COMPENSAÇÃO FÍSICA, FINANCEIRA E SOCIAL, SINÔNIMO DE MELHORIA DE VIDA PARA SI E SUA FAMÍLIA. É A FÉ NA CONQUISTA DESSE FUTURO QUE ANIMA OS JOVENS DE CAMADAS POPULARES, ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS A IREM À ESCOLA APRENDER OS SABERES ESCOLARES, SE DEDICAREM À SUA ESCOLARIZAÇÃO E SE ESFORÇAR PARA SEREM BONS ALUNOS: NÃO FAZER BAGUNÇA, PRESTAR ATENÇÃO ÀS EXPLICAÇÕES DO PROFESSORES, REALIZAR AS TAREFAS ESCOLARES E ESTUDAR PARA AS PROVAS. AGINDO ASSIM ACREDITAM ESTAR ASSEGURANDO UM FUTURO DECENTE PARA SI. |
Descripción : | BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCAR |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/965 |
Otros identificadores : | Doutorado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador