Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/961
Título : | A RELAÇÃO COM A ESCOLA E O SABER ESCOLAR: UM ESTUDO COM ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DISTORÇÃO IDADE/SÉRIE |
Autor : | ZAGO, Nadir VIRGILIO, Marilene Da Silva Pacheco |
Palabras clave : | SABER ESCOLAR;DISTORÇÃO SÉRIE/IDADE |
Fecha de publicación : | 2003 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
Resumen : | A DISSERTAÇÃO QUE APRESENTAMOS FOI FUNDAMENTADA EM UMA PESQUISA QUE OBJETIVOU CONHECER E ANALISAR QUAL A RELAÇÃO QUE OS ALUNOS, QUE SE ENCONTRAM EM DEFASAGEM SÉRIE/IDADE ESCOLAR, TÊM COM A ESCOLA E O SABER ESCOLAR. PARA DESENVOLVER ESSE TRABALHO SELECIONAMOS UM GRUPO DE ESTUDANTES DA 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO ENSINO MUNICIPAL DE PAULO LOPES - SANTA CATARINA. O ESTUDO CONFIGUROU-SE EM TRÊS DIMENSÕES BÁSICAS: A HISTÓRIA ESCOLAR DOS ALUNOS EM SITUAÇÃO DE DISTORÇÃO SÉRIE/IDADE; A RELAÇÃO COM O SABER E COM ESCOLA; O SENTIDO DA ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM O SABER. NA CONSTRUÇÃO DESSA DISSERTAÇÃO CONTOU-SE COM O APOIO DE DIVERSOS AUTORES, ENTRE ELES : SOARES (1994), SAMPAIO (1998); PATTO (1999); ZAGO (2000) E ESPECIALMENTE CHARLOT (2000, 2001, 2002); QUE DISCUTE, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, A RELAÇÃO COM O SABER E A ESCOLA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DEFINEM UMA PESQUISA DE NATUREZA PREDOMINANTEMENTE QUALITATIVA. A COLETA DE DADOS CONTOU COM UM QUESTIONÁRIO PARA CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ESTUDADA E DE ENTREVISTAS. O MATERIAL ANALISADO COMPREENDEU UM CONJUNTO DE CATEGORIAS TEMÁTICAS PARA NOS PERMITIR APROFUNDAR O ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO COM A ESCOLA E COM O SABER. EM GERAL OS ALUNOS NÃO VÊEM A ESCOLA COMO LUGAR CENTRAL DE CONSTRUÇÃO DO SABER, MAS UM LUGAR AONDE SE VAI PARA MAIS TARDE ADQUIRIR UM BOM EMPREGO, TER UM FUTURO MELHOR. ISTO É, VÊEM A ESCOLA ENQUANTO RELAÇÃO PROFISSIONAL. O ESTUDO DESENVOLVIDO INDICA A NECESSIDADE DE APROFUNDAR O ESTUDO DE TEMAS VOLTADOS PARA AS DIMENSÕES DO PRAZER E DO SENTIDO DE ESTUDAR E DE IR À ESCOLA. OS RESULTADOS DESSA INVESTIGAÇÃO DEVERÃO CONTRIBUIR NA COMPREENSÃO DO CHAMADO "FRACASSO ESCOLAR", SEM PERSPECTIVA HISTÓRICA.. |
Descripción : | BIBLIOTECA CENTRAL E BIBLIOTECA SETORIAL - CED |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/961 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador