Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/954
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOLL, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorROSSATO, Maristelapt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:14Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:14Z-
dc.date.issued2001pt_BR
dc.date.submitted2001pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/954-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é produzir (re)significações acerca do fracasso escolar desde a voz dos alunos envolvidos. Pretendeu-se uma abordagem qualitativa, através de descrições etnográficas, constituídas pelas interações e interlocuções produzidas nos encontros com os sujeitos que vivenciaram tais experiências. Esta pesquisa constituiu-se também pela utilização de registros formais da história escolar dos alunos e das políticas educacionais no estado do Paraná. Fizeram parte desta pesquisa, alunos de uma escola pública estadual, situada numa área pobre da cidade de Palotina/PR e que durante os anos de 1998, 1999 e 2000 integraram o Projeto Correção de Fluxo, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná. O entretecimento das diferentes vozes - dos alunos, dos teóricos, das políticas, da pesquisadora - conduziu a caminhos pouco percorridos: sobre fracasso escolar, não basta encontrar as causas e as soluções, é preciso intensificar a vigilância sobre os efeitos das políticas públicas na vida dos alunos, é preciso intensificar a compreensão das relações que os alunos mantêm com a escola e com o conhecimento ali trabalhado, é preciso intensificar o respeito ao direito básico de educação escolar que não possibilite experiências de fracasso escolar.pt_BR
dc.format.extent2097152 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectFRACASSO ESCOLARpt_BR
dc.subjectSUCESSO ESCOLARpt_BR
dc.subjectENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.titleA voz dos alunos produzindo (re)significações acerca do fracasso escolarpt_BR
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador