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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/953
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso De | pt_BR |
dc.contributor.author | LIMA, Carlos Augusto Rodrigues | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:14Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:14Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/953 | - |
dc.description | PUCSP | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve por objetivo compreender como os alunos da 8ª série do ensino fundamental II, de uma escola da rede privada da cidade de São Paulo, significam a adolescência e o que pensam sobre escola: do que gostam na escola em que estudam, o que é escola e o espaço de sala de aula, e qual seria a escola ideal. O estudo se justifica porque há poucas pesquisas acadêmicas que tratam do tema em questão, preocupando-se, em sua maioria, com aspectos relacionados ao cognitivo e disciplinar dos alunos, e porque precisamos conhecer mais sobre os sentimentos dos alunos para com a escola, no intuito de compreender a relação com o saber que esses apresentam e buscar pistas que possam contribuir para uma prática pedagógica mais eficaz. A coleta de dados envolveu um questionário com questões abertas que foi aplicado a 172 alunos, cuja idade média é de 14 anos. Estando os sujeitos dessa pesquisa, teoricamente, na adolescência, os dados dessa questão foram analisados segundo a psicogenética de Henri Wallon. As conclusões apontam para um sentimento de adolescência como fase de liberdade e de descobertas. Os alunos percebem que há necessidade de ter responsabilidade, porém, entendem como sendo a fase mais feliz da vida (hora de curtir). Nesse contexto, a escola assume um papel de lugar em que se aprende, associado a uma visão de local de relacionamentos, muitas vezes confundida como a sua 2ª casa. No que diz respeito à sala de aula, os alunos a percebem como sendo um local de extensão da sala de estar (relacionamentos) ou como um local de cumprir seu papel como aluno (prestar atenção, fazer o que o professor quer). Há, por parte dos alunos, um sentimento para com a escola na qual estão inseridos, de felicidade, de respeito, de ser um aluno visto por todos integralmente, ou seja, de satisfação. A escola dos sonhos assume, para muitos, características da escola em que estudam. | pt_BR |
dc.format.extent | 813124 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.subject | ADOLESTENTES | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA | pt_BR |
dc.subject | SALA DE AULA | pt_BR |
dc.subject | WALLON | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos | pt_BR |
dc.title | Ser adolescente: o que alunos de 8ª série pensam sobre a escola | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
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