Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/952
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | KONDER, Leandro Augusto Marques Coelho | pt_BR |
dc.contributor.author | SALLES, Inês Cristina Di Mare | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:14Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:14Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/952 | - |
dc.description | DBD CENTRAL | pt_BR |
dc.description.abstract | O ESTUDO INVESTIGOU O PROCESSO DE ATENÇÃO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS EM DUAS ESCOLAS COOPERATIVAS, UMA DE ENSINO REGULAR E OUTRA ESPECIAL. BUSCOU LEVANTAR AS CONCEPÇÕES DE MUNDO, TRABALHO, EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES COM O PARADIGMA DA INCLUSÃO ESCOLAR. A PESQUISA DESENVOLVEU-SE NA PERSPECTIVA QUALITATIVA DE CUNHO SÓCIO-HISTÓRICO, A QUAL ACENTUA A RELEVÂNCIA SOCIAL NO UNIVERSO CIENTÍFICO. ASSIM, O DIÁLOGO COM OS TRABALHADORES, A OBSERVAÇÃO DOS ALUNOS E A ANÁLISE DOCUMENTAL SE ARTICULOU AOS ESTUDOS TEÓRICOS PARA EXPLICITAR AS CONTRADIÇÕES DA PRÁXIS, EM UMA ESPIRAL ENTRE O PARTICULAR E O UNIVERSAL. A CONTRIBUIÇÃO DE BAKHTIN NORTEOU O ESTUDO FAZENDO EMERGIR O TEXTO E O CONTEXTO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS A PARTIR DE UMA RELAÇÃO ATIVA ENTRE A PESQUISADORA E OS SUJEITOS DA PESQUISA. COMPÕEM ESTA INTERLOCUÇÃO OS PRINCIPAIS PENSADORES CONTEMPORÂNEOS QUE TRATAM DA TEMÁTICA SOB A ÓTICA DA LITERATURA DE BASE MARXISTA. A PESQUISA EVIDENCIOU COMO LIMITE PRINCIPAL OS PROBLEMAS SOCIOECONÔMICOS E A INSIPIÊNCIA DO PRÓPRIO RAMO DO COOPERATIVISMO EDUCACIONAL. DEMONSTRANDO QUE ESTAS DIFICULDADES INTERFEREM NA REMUNERAÇÃO DOS COOPERADOS, DESAFIANDO A MANUTENÇÃO DESTES ESPAÇOS ESCOLARES. EM TERMOS DE POTENCIALIDADES FOI EXPLICITADA A AFINIDADE ENTRE OS PRINCÍPIOS DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS E DA AUTOGESTÃO COM OS IDEAIS DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA. EM RELAÇÃO AO PROJETO PEDAGÓGICO, A CENTRALIDADE NOS EM SENDO APRIMORADA E AVALIADA COMO FUNDAMENTAL PARA OS AVANÇOS NO NÍVEL DOS VÍNCULOS SOCIAIS E NA APRENDIZAGEM FORMAL DE TODOS, NÃO SÓ DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS | pt_BR |
dc.format.extent | 689331 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
dc.subject | INCLUSÃO | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO ESPECIAL | pt_BR |
dc.subject | COOPERATIVAS | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos | pt_BR |
dc.title | LIMITES E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM COOPERATIVAS EDUCACIONAIS NA PERSPECTIVA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools