Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/946
Título : | A relação com o saber de alunos de um curso normal de nível médio |
Autor : | PAIXAO, Lea Pinheiro REBEL, Sandra Maria Cavalcanti |
Palabras clave : | RELAÇÃO COM O SABER;FORMAÇÃO DE PROFESSORES;CURSO NORMAL |
Fecha de publicación : | 2004 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
Resumen : | Neste artigo procuro expor a teoria desenvolvida pelo pesquisador francês Bernard Charlot sobre a relação do aluno com o saber. Tenho como objetivo promover uma reflexão sobre alguns aspectos desta teoria que considero importantes para a prática docente. Utilizo-me de depoimentos de alunos para exemplificar as principais noções teóricas. Nestes relatos são observados os diferentes significados que o ato de aprender pode representar e as diferentes expectativas que o jovem traz em relação à escola. Exponho também a importância de considerar as histórias singulares para a compreensão da relação do aluno com o saber. Venho valorizando a prática docente dialógica no sentido de conhecer e interpretar o que o aluno pensa da escola, dos professores, do processo de aprender. Aponto para a necessidade de o professor adotar uma postura investigadora em relação à sua própria prática com o objetivo de revê-la e verificar se ela está favorecendo a mobilização do aluno na escola e em relação à escola. Enfim, procuro mostrar que é importante entender o comportamento do aluno na escola sob a perspectiva da relação com o saber. |
Descripción : | Biblioteca Central do Gragoatá |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/946 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 426.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador