Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/940
Título: Os Profissionais da Educação Mediante o Problema das Violências Escolares em Florianópolis, no Período de 1991 a 2002
Autor(es): REIS, Carlos Eduardo Dos
WAGNER, Ednéia
Palavras-chave: VIOLÊNCIA;EDUCADORES;ADOLESCENTES INFRATORES
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Santa Catarina
Resumo: Este trabalho analisa as violências nas escolas públicas de Florianópolis, contra os profissionais da educação, registradas no 6º Distrito Policial de Proteção à Mulher e ao Menor Infrator. Desvela como os profissionais da educação passam a integrar o cenário dinâmico das violências. Evidencia, sem esquecer o contexto político, cultural e econômico das relações sociais, como a escola produz e reproduz em sua trama político-pedagógica as diversas formas de violências. Traz múltiplos enunciados, como: as diversas formas de violências que atingem as escolas e os educadores, quem comunica os fatos na delegacia, as medidas tomadas diante das violências, quem são os adolescentes autores de atos infracionais, e qual a posição da Secretaria Estadual e Municipal de Educação e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Santa Catarina diante das violências. A relação entre os alunos autores de atos infracionais com os profissionais da educação vitimizados e modo como as escolas lidam com os conflitos aparecem carregados de juízos de valores, revelando que muito se deve avançar tanto na teoria quanto na prática.
Descrição: BU
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/940
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf586.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador