Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/940
Título: | Os Profissionais da Educação Mediante o Problema das Violências Escolares em Florianópolis, no Período de 1991 a 2002 |
Autor(es): | REIS, Carlos Eduardo Dos WAGNER, Ednéia |
Palavras-chave: | VIOLÊNCIA;EDUCADORES;ADOLESCENTES INFRATORES |
Data do documento: | 2004 |
Editor: | Universidade Federal de Santa Catarina |
Resumo: | Este trabalho analisa as violências nas escolas públicas de Florianópolis, contra os profissionais da educação, registradas no 6º Distrito Policial de Proteção à Mulher e ao Menor Infrator. Desvela como os profissionais da educação passam a integrar o cenário dinâmico das violências. Evidencia, sem esquecer o contexto político, cultural e econômico das relações sociais, como a escola produz e reproduz em sua trama político-pedagógica as diversas formas de violências. Traz múltiplos enunciados, como: as diversas formas de violências que atingem as escolas e os educadores, quem comunica os fatos na delegacia, as medidas tomadas diante das violências, quem são os adolescentes autores de atos infracionais, e qual a posição da Secretaria Estadual e Municipal de Educação e do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Santa Catarina diante das violências. A relação entre os alunos autores de atos infracionais com os profissionais da educação vitimizados e modo como as escolas lidam com os conflitos aparecem carregados de juízos de valores, revelando que muito se deve avançar tanto na teoria quanto na prática. |
Descrição: | BU |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/940 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 586.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador