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dc.contributor.advisorXAVIER, Rosely Perezpt_BR
dc.contributor.authorESCALANTE, Roberta Kollingpt_BR
dc.coverage.spatialSCpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:12Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:12Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/939-
dc.descriptionBUpt_BR
dc.description.abstractAS REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE, NA PERSPECTIVA SOCIAL E EDUCACIONAL, ENCONTRAM-SE, MUITAS VEZES, VINCULADAS NÃO SÓ À FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA, MAS TAMBÉM A TRAÇOS OU CARACTERÍSTICAS PESSOAIS INERENTES, OU ASSUMIDAS PROPOSITALMENTE PELOS PROFESSORES, QUE PODEM AFETAR SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS, COLEGAS DE PROFISSÃO E DIREÇÃO ESCOLAR. COM BASE NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (TRS), ESTE ESTUDO OBJETIVOU COMPREENDER E ANALISAR COMO OS ALUNOS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE) REPRESENTAM OS PROFESSORES DESSA LÍNGUA. BUSCOU-SE, TAMBÉM, ENTENDER QUAIS SÃO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS SOBRE OS PROFESSORES EM GERAL, VINCULADAS A FATORES COMO GÊNERO, IDADE, APARÊNCIA FÍSICA, ATITUDE, FORMA DE EXPRESSÃO (LINGUAGEM) E METODOLOGIA DE ENSINAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA RELAÇÃO/INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNOS. NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FORAM REALIZADOS QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE DIFERENTES FASES ESCOLARES E GRAUS DE MATURIDADE (5ª E 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO) DE ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL, PARTICULAR E ESTADUAL, RESPECTIVAMENTE, NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS ? SC. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE CERTAS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS SOBRE UM TIPO DE SER E FAZER DOCENTE PODEM LEVÁ-LOS A UMA APROXIMAÇÃO OU DISTANCIAMENTO DO PROFESSOR, A UMA MAIOR OU MENOR MOTIVAÇÃO PELA AULA, A UMA MAIOR OU MENOR COLABORAÇÃO QUANTO À DISCIPLINA EM SALA DE AULA, SENDO POSSÍVEL ENTREVER RELAÇÕES MAIS OU MENOS HARMONIOSAS, COM MAIOR OU MENOR PODER AO PROFESSOR.pt_BR
dc.format.extent605672 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINApt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subjectREPRESENTAÇÕES SOCIAISpt_BR
dc.subjectPROFESSORESpt_BR
dc.subjectENSINO DE ESPANHOLpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolarpt_BR
dc.titleAS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS SOBRE PROFESSORES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRApt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

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