Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/939
Título: | AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS SOBRE PROFESSORES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA |
Autor(es): | XAVIER, Rosely Perez ESCALANTE, Roberta Kolling |
Palavras-chave: | ESTUDANTES;REPRESENTAÇÕES SOCIAIS;PROFESSORES;ENSINO DE ESPANHOL |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
Resumo: | AS REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO DOCENTE, NA PERSPECTIVA SOCIAL E EDUCACIONAL, ENCONTRAM-SE, MUITAS VEZES, VINCULADAS NÃO SÓ À FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA, MAS TAMBÉM A TRAÇOS OU CARACTERÍSTICAS PESSOAIS INERENTES, OU ASSUMIDAS PROPOSITALMENTE PELOS PROFESSORES, QUE PODEM AFETAR SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS, COLEGAS DE PROFISSÃO E DIREÇÃO ESCOLAR. COM BASE NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (TRS), ESTE ESTUDO OBJETIVOU COMPREENDER E ANALISAR COMO OS ALUNOS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE) REPRESENTAM OS PROFESSORES DESSA LÍNGUA. BUSCOU-SE, TAMBÉM, ENTENDER QUAIS SÃO AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS ALUNOS SOBRE OS PROFESSORES EM GERAL, VINCULADAS A FATORES COMO GÊNERO, IDADE, APARÊNCIA FÍSICA, ATITUDE, FORMA DE EXPRESSÃO (LINGUAGEM) E METODOLOGIA DE ENSINAR E SUAS IMPLICAÇÕES NA RELAÇÃO/INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNOS. NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FORAM REALIZADOS QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE DIFERENTES FASES ESCOLARES E GRAUS DE MATURIDADE (5ª E 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO) DE ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL, PARTICULAR E ESTADUAL, RESPECTIVAMENTE, NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS ? SC. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE CERTAS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS SOBRE UM TIPO DE SER E FAZER DOCENTE PODEM LEVÁ-LOS A UMA APROXIMAÇÃO OU DISTANCIAMENTO DO PROFESSOR, A UMA MAIOR OU MENOR MOTIVAÇÃO PELA AULA, A UMA MAIOR OU MENOR COLABORAÇÃO QUANTO À DISCIPLINA EM SALA DE AULA, SENDO POSSÍVEL ENTREVER RELAÇÕES MAIS OU MENOS HARMONIOSAS, COM MAIOR OU MENOR PODER AO PROFESSOR. |
Descrição: | BU |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/939 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 591.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador