
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/934
Título: | Era uma vez uma escola |
Autor(es): | SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli ARAUJO, Marilse Terezinha De |
Palavras-chave: | ESCOLA PÚBLICA;DISCIPLINA;LITERATURA;ENSINO MÉDIO |
Data do documento: | 2001 |
Editor: | Universidade Estadual de Campinas. |
Resumo: | Estudo de caso, com alunos do 2º ano de uma escola pública estadual de 2º grau, indagando quais foram as lembranças mais importantes dessa vivência escolar de 11 anos. Os depoimentos foram recortados segundo os seguintes aspectos: escola como lugar da convivência (mais importante para os alunos); escola como lugar de ensinar e aprender (função da escola, consensualmente reconhecida) e os vários lugares da disciplina (conclusão que acrescenta as normas disciplinares da escola, as definições de bom/mau aluno e o processo de avaliação, às questões tratadas, anteriormente). Conclusões: 1ª: A disciplina (conceito ancorado em Michel Foucault) preside a organização escolar nos dias atuais. A escola pesquisada é emblemática dessa organização; 2ª: Essa forma de organização disciplinar sobrevive há mais de um século. Essa afirmação resulta da comparação entre os depoimentos dos alunos e trechos recortados do livro "O Ateneu" de Raul Pompéia, escrito em 1888. O narrador é Sérgio, aluno desse internato. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/934 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 3.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador