Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/934
Title: Era uma vez uma escola
Authors: SEGNINI, Liliana Rolfsen Petrilli
ARAUJO, Marilse Terezinha De
Keywords: ESCOLA PÚBLICA;DISCIPLINA;LITERATURA;ENSINO MÉDIO
Issue Date: 2001
Publisher: Universidade Estadual de Campinas.
Abstract: Estudo de caso, com alunos do 2º ano de uma escola pública estadual de 2º grau, indagando quais foram as lembranças mais importantes dessa vivência escolar de 11 anos. Os depoimentos foram recortados segundo os seguintes aspectos: escola como lugar da convivência (mais importante para os alunos); escola como lugar de ensinar e aprender (função da escola, consensualmente reconhecida) e os vários lugares da disciplina (conclusão que acrescenta as normas disciplinares da escola, as definições de bom/mau aluno e o processo de avaliação, às questões tratadas, anteriormente). Conclusões: 1ª: A disciplina (conceito ancorado em Michel Foucault) preside a organização escolar nos dias atuais. A escola pesquisada é emblemática dessa organização; 2ª: Essa forma de organização disciplinar sobrevive há mais de um século. Essa afirmação resulta da comparação entre os depoimentos dos alunos e trechos recortados do livro "O Ateneu" de Raul Pompéia, escrito em 1888. O narrador é Sérgio, aluno desse internato.
Description: BIBLIOTECA CENTRAL
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/934
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf3.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools