 
        Please use this identifier to cite or link to this item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/919| Title: | Dar voz ao aluno do supletivo: mudanças pessoais e suas razões | 
| Authors: | MAHONEY, Abigail Alvarenga FERRARI, Shirley Costa | 
| Keywords: | WALLON;SUPLETIVO;MUDANÇAS PESSOAIS | 
| Issue Date: | 2001 | 
| Publisher: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | 
| Abstract: | Esse estudo teve como objetivo investigar as mudanças pessoais dos alunos adultos e jovens de um curso supletivo noturno, bem como as razões atribuídas por eles para essas mudanças. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal da periferia de São Paulo, tendo como sujeitos 33 alunos de idade entre 15 e 51 anos de idade, de uma classe de 4ª série do ensino fundamental. A coleta dos dados teve como principal instrumento o questionário e como instrumento complementar a entrevista coletiva. Os dados foram agrupados em categorias levantadas a partir das respostas dos alunos e nos permitiu definir quatro grandes temas: razões para a freqüência no curso supletivo; mudanças pessoais dos alunos adultos e jovens; razões para as mudanças pessoais; avaliação do curso supletivo pelos alunos adultos e jovens. As considerações teóricas que norteiam a análise e discussão dos dados deste estudo fundamentaram-se na teoria psicológica de Henri Wallon. Os alunos adultos e jovens indicam as mudanças pessoais e atribuem como razão para elas a freqüência à escola, a convivência com colegas, as exigências sociais e a satisfação à família. | 
| Description: | PUC/SP | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/919 | 
| Other Identifiers: | Doutorado EDUCAÇÃO MISTO | 
| Appears in Collections: | Juventude e Escola | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools