Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/919
Título : Dar voz ao aluno do supletivo: mudanças pessoais e suas razões
Autor : MAHONEY, Abigail Alvarenga
FERRARI, Shirley Costa
Palabras clave : WALLON;SUPLETIVO;MUDANÇAS PESSOAIS
Fecha de publicación : 2001
Editorial : Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Resumen : Esse estudo teve como objetivo investigar as mudanças pessoais dos alunos adultos e jovens de um curso supletivo noturno, bem como as razões atribuídas por eles para essas mudanças. A pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal da periferia de São Paulo, tendo como sujeitos 33 alunos de idade entre 15 e 51 anos de idade, de uma classe de 4ª série do ensino fundamental. A coleta dos dados teve como principal instrumento o questionário e como instrumento complementar a entrevista coletiva. Os dados foram agrupados em categorias levantadas a partir das respostas dos alunos e nos permitiu definir quatro grandes temas: razões para a freqüência no curso supletivo; mudanças pessoais dos alunos adultos e jovens; razões para as mudanças pessoais; avaliação do curso supletivo pelos alunos adultos e jovens. As considerações teóricas que norteiam a análise e discussão dos dados deste estudo fundamentaram-se na teoria psicológica de Henri Wallon. Os alunos adultos e jovens indicam as mudanças pessoais e atribuem como razão para elas a freqüência à escola, a convivência com colegas, as exigências sociais e a satisfação à família.
Descripción : PUC/SP
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/919
Otros identificadores : Doutorado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador