Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/916
Título: Das relações entre dimensão espiritual, valores, currículo e práticas educativas na percepção de estudantes
Autor(es): OSOWSKI, Cecília Irene
SCHLICKMANN, José Wilson
Palavras-chave: EDUCAÇÃO;ESPIRITUALIDADE;CURRÍCULO ESCOLAR;PRÁTICAS EDUCATIVAS
Data do documento: 2002
Editor: Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Resumo: A presente dissertação investigou a qualidade das relações existentes entre a dimensão espiritual do ser humano, os valores, a espiritualidade, o currículo e as práticas educativas presentes num espaço educativo-pedagógico. Para a compreensão antropológica buscou-se as contribuições de Henrique de Lima Vaz, José Roque Junges, Francisco Taborda, Johan Konings e Hans Walter Wolff para os saberes axiológicos em Johannes Hessen, Ubiratan D'Ambrosio e Carlos James. Para a compreensão sobre currículo e práticas educativas destacou-se J. Gimeno Sacristán, Tomaz Tadeu da Silva, Cecília Osowski e Ana Amélia Inoue. Na pesquisa realizada com estudantes de ensino médio busquei perceber qual a influência do currículo na qualidade de vida desses estudantes. Trabalhei com a metodologia da análise de discurso, construindo essa fundamentação sobretudo a partir das contribuições de Eni Orlandi. Os estudos de fundamentação teórica realizados e a análise do discurso dos estudantes pesquisados apontam para a compreensão de que há uma relação estreita entre os valores mediados no currículo e as aprendizagens construídas por esses estudantes.
Descrição: UNISINOS
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/916
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf675.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador