Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/916
Título : | Das relações entre dimensão espiritual, valores, currículo e práticas educativas na percepção de estudantes |
Autor : | OSOWSKI, Cecília Irene SCHLICKMANN, José Wilson |
Palabras clave : | EDUCAÇÃO;ESPIRITUALIDADE;CURRÍCULO ESCOLAR;PRÁTICAS EDUCATIVAS |
Fecha de publicación : | 2002 |
Editorial : | Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos |
Resumen : | A presente dissertação investigou a qualidade das relações existentes entre a dimensão espiritual do ser humano, os valores, a espiritualidade, o currículo e as práticas educativas presentes num espaço educativo-pedagógico. Para a compreensão antropológica buscou-se as contribuições de Henrique de Lima Vaz, José Roque Junges, Francisco Taborda, Johan Konings e Hans Walter Wolff para os saberes axiológicos em Johannes Hessen, Ubiratan D'Ambrosio e Carlos James. Para a compreensão sobre currículo e práticas educativas destacou-se J. Gimeno Sacristán, Tomaz Tadeu da Silva, Cecília Osowski e Ana Amélia Inoue. Na pesquisa realizada com estudantes de ensino médio busquei perceber qual a influência do currículo na qualidade de vida desses estudantes. Trabalhei com a metodologia da análise de discurso, construindo essa fundamentação sobretudo a partir das contribuições de Eni Orlandi. Os estudos de fundamentação teórica realizados e a análise do discurso dos estudantes pesquisados apontam para a compreensão de que há uma relação estreita entre os valores mediados no currículo e as aprendizagens construídas por esses estudantes. |
Descripción : | UNISINOS |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/916 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 675.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador