Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/911
Título : | A RELAÇÃO DOS ADOLESCENTES COM AS ATIVIDADES ESCOLARES |
Autor : | PLACCO, Vera Maria Nigro De Souza BENACHIO, Marly Das Neves |
Palabras clave : | ADOLESTENTES;ADOLESCÊNCIA;MOTIVAÇÃO;NECESSIDADE/INTERESSE |
Fecha de publicación : | 2003 |
Editorial : | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO |
Resumen : | ESTE TRABALHO REFLETE SOBRE A RELAÇÃO DOS ADOLESCENTES COM AS ATIVIDADES ESCOLARES, BUSCANDO COMPREENDER AS SUAS MOTIVAÇÕES PARA O ENVOLVIMENTO COM ELAS. FUNDAMENTA-SE NAS PROPOSIÇÕES DO PSICÓLOGO HUMANISTA ABRAHAM MASLOW A RESPEITO DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES HUMANAS, QUE ELE ORGANIZOU EM CINCO TIPOS DISTINTOS: NECESSIDADES FISIOLÓGICAS, NECESSIDADES DE SEGURANÇA, NECESSIDADES SOCIAIS, NECESSIDADES DE ESTIMA E NECESSIDADES DE AUTO-REALIZAÇÃO. TRAÇAMOS O PERFIL DOS SUJEITOS DESTA PESQUISA - ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE SÃO PAULO, UMA PÚBLICA E UMA PARTICULAR -, CONSIDERANDO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS QUE RETRATAM SUAS DIMENSÕES PSICOSSOCIAIS E AFETIVAS, DE MODO A SITUÁ-LOS EM SUA ETAPA DE VIDA, O UNIVERSO DA ADOLESCÊNCIA. OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTAS QUE POSSIBILITARAM A OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES IMPORTANTES RELATIVAS ÀS SUAS NECESSIDADES. A CONCLUSÃO APONTA PARA "ADOLESCENTES" E NÃO PARA UM MODELO UNIVERSAL DE ADOLESCENTE, CONSIDERANDO QUE CADA UM DELES TEM NECESSIDADES ESPECÍFICAS E POR ELAS É MOVIDO, NAS OPÇÕES QUE FAZ NO SEU COTIDIANO ESCOLAR. A ESCOLHA POR DETERMINADO TIPO DE ATIVIDADE ESCOLAR ESTÁ ESTREITAMENTE RELACIONADA ÀS NECESSIDADES EMERGENTES DESSES ADOLESCENTES, E EM FUNÇÃO DE SEU CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL. A ESCOLA - E NELA O PROFESSOR - PRECISA RESPONDER AO DESAFIO DE ARTICULAR, NUM MESMO ESPAÇO - A SALA DE AULA, - AS RELAÇÕES DOS ADOLESCENTES ENTRE SI, COM ELES MESMOS E COM O CONHECIMENTO, IDENTIFICANDO EM SEUS GESTOS, PALAVRAS E ATITUDES AS NECESSIDADES QUE ESTÃO COMUNICANDO E/OU GOSTARIAM DE COMUNICAR AO PROFESSOR, UMA VEZ QUE, SE ESSAS NECESSIDADES NÃO SÃO IDENTIFICADAS OU PERCEBIDAS PELO PROFESSOR, O ALUNO NÃO SE ENVOLVE, NEM SE COMPROMETE COM AS ATIVIDADES ESCOLARES. |
Descripción : | BIBLIOTECA NADIR GOUVÊA KFOURI |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/911 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador