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Título: GASPARZINHO VAI À ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO ALUNO COM ALTAS HABILIDADES PRODUTIVO-CRIATIVO
Autor(es): STOBÄUS, Claus Dieter
PÉREZ, Susana Graciela Pérez Barrera
Palavras-chave: SUPERDOTAÇÃO;EDUCAÇÃO ESPECIAL
Data do documento: 2004
Editor: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo: ESTA PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA, DE TIPO ESTUDO DE CASO, EXPLORATÓRIO-DESCRITIVA, BUSCOU ENCONTRAR AS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DE ALUNOS COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES PRODUTIVO-CRIATIVOS, EM OITO TURMAS DE SÉTIMA SÉRIE OU ANO-CICLO EQUIVALENTE DE DUAS ESCOLAS DE UM BAIRRO DE CLASSES POPULARES DE PORTO ALEGRE. AS QUESTÕES NORTEADORAS FORAM: O ÍNDICE ENCONTRADO NO ESTUDO DE PREVALÊNCIA DA ABSD-RS SE MANTÉM NAS ESCOLAS INVESTIGADAS? QUAIS AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES PRODUTIVO-CRIATIVOS PELOS SEUS PROFESSORES E RESPONSÁVEIS (PAIS, MÃES E/OU FAMILIARES MAIS PRÓXIMOS)? QUAIS AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DOS PARTICIPANTES COM ALTAS HABILIDADES NAS ESCOLAS INVESTIGADAS? QUAIS AS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DOS PARTICIPANTES COM ALTAS HABILIDADES DO TIPO PRODUTIVO-CRIATIVO NAS ESCOLAS INVESTIGADAS? A PARTIR DE 160 QUESTIONÁRIOS INICIAIS, DE QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS PAIS E PROFESSORES DE 57 ALUNOS E POR SEIS PROFESSORES DE ATIVIDADES EXTERNAS, DE 42 FICHAS DE VERIFICAÇÃO RESPONDIDAS POR 14 PROFESSORES DE TODAS AS TURMAS E, FINALMENTE, DE 19 ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS REALIZADAS COM ALUNOS, ALÉM DE OUTRAS INFORMAÇÕES COLETADAS EM CONVERSAS INFORMAIS E OBSERVAÇÕES EM CAMPO, FORAM IDENTIFICADOS 12 ALUNOS COM INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES, QUE REPRESENTAM 7,5% DOS 160 ALUNOS INICIAIS, PRÓXIMO DOS 7,78% ENCONTRADOS EM PESQUISA ANTERIOR DA ABSD-RS, RESPONDENDO AFIRMATIVAMENTE À PRIMEIRA QUESTÃO NORTEADORA. DENTRE ELES, FORAM ESCOLHIDOS SEIS QUE TINHAM CARACTERÍSTICAS MAIS ACENTUADAS DO TIPO PRODUTIVO-CRIATIVO (GASPARZINHOS - G) E TRÊS DO TIPO ACADÊMICO (FANTASMINHAS ACADÊMICOS - FA), SEGUNDO A TIPOLOGIA PROPOSTA POR RENZULLI. A ANÁLISE QUANTITATIVA (DOS QUESTIONÁRIOS) E QUALITATIVA (ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS ENTREVISTAS) DESTACA RESPOSTAS ÀS QUESTÕES NORTEADORAS: A PERCEPÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DOS GASPARZINHOS: SEMELHANÇAS NAS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DOS PARTICIPANTES COM ALTAS HABILIDADES, COMO LEITURA PRECOCE; CARACTERÍSTICAS DE APRENDIZAGEM SUPERIORES À MÉDIA; MOTIVAÇÃO/ENVOLVIMENTO COM A TAREFA, LIDERANÇA E PLANEJAMENTO; INDICADORES DE PERSISTÊNCIA E RESPONSABILIDADE; RELAÇÕES DE AMIZADE COM OUTRAS PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES; E DIFERENÇAS, COMO MAIOR NÚMERO DE MENINOS QUE MENINAS (G) E DE MENINAS QUE MENINOS (FA); IDADE MÉDIA E VOLUME DE LIVROS LIDOS MAIOR (G); MAIOR VARIEDADE DE ÁREAS DE DESTAQUE, COM PREDOMÍNIO DAS ÁREAS VINCULADAS ÀS INTELIGÊNCIAS CORPORAL-CINESTÉSICA E ESPACIAL (G) E À ÁREA LÓGICO-MATEMÁTICA (FA); PREDOMÍNIO DE NOTAS MÉDIAS (G) E ALTAS (FA); MAIOR INCIDÊNCIA DE CARACTERÍSTICAS DE CRIATIVIDADE E COMUNICAÇÃO (G); ESTILOS DE APRENDIZAGEM, FORMAS DE ESTUDAR E SOLUCIONAR PROBLEMAS. ALÉM DAS DIFERENÇAS ACIMA MENCIONADAS, AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS (G) INCLUEM TOLERÂNCIA À AMBIGÜIDADE, CAPACIDADE DE LIDAR COM INFORMAÇÕES CONFLITANTES, FLEXIBILIDADE E CAPACIDADE ACIMA DA MÉDIA NA ÁREA INTERPESSOAL, A ALEGRE QUIETUDE EM MOVIMENTO, O EXPRESSIVO INTERESSE POR PROBLEMAS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS, INTERAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES CANAIS DE ENTRADA DO CONHECIMENTO (AUDITIVO, VISUAL E CINESTÉSICO) E EXTREMA VALORIZAÇÃO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. AS CONCLUSÕES APRESENTAM SUGESTÕES DE ESCUTAR COM MUITA ATENÇÃO AS PALAVRAS, OS GESTOS E OS SILÊNCIOS DOS GASPARZINHOS; APROFUNDAR PESQUISAS (LONGITUDINALMENTE) PARA COMPOR UM PERFIL DESTE TIPO DE ALUNO, COM SUBSÍDIOS NECESSARIAMENTE INTER E MULTIDISCIPLINARES, DADA A VARIEDADE DE ÁREAS E COMBINAÇÕES DELAS NAS QUAIS PODE APRESENTAR ALTAS HABILIDADES; ELABORAR INSTRUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO ESPECÍFICOS PARA PESSOAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, EM ESPECIAL PARA OS G; OFERTAR OPORTUNIDADES E FLEXIBILIZAR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS QUE CONTEMPLEM SUAS NECESSIDADES; PROPORCIONAR FORMAÇÃO PERMANENTE, CONTINUADA E EM SERVIÇO AOS PROFESSORES, ORIENTAÇÃO ÀS FAMÍLIAS E ESCLARECIMENTOS MAIS AMPLOS E DIFUNDIDOS (MEIOS DE COMUNICAÇÃO) PARA QUE A SOCIEDADE ATENDA ADEQUADAMENTE OS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES E GARANTA QUE NORMAS, REGRAS E LEIS DEIXEM DE SER SIGNOS APENAS E PASSEM A TER E DAR SIGNIFICADO.
Descrição: PUCRS
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/898
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

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