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dc.contributor.advisorHEINIG, Otilia Lizete De Oliveira Martinspt_BR
dc.contributor.authorMARTINS, Ana Paulapt_BR
dc.coverage.spatialSCpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:05Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:05Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/896-
dc.descriptionBILBIOTECA DA FURBpt_BR
dc.description.abstractESTA PESQUISA ESTÁ SITUADA NA LINHA DE DISCURSO E PRÁTICAS EDUCATIVAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ? MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA FURB E TEM COMO OBJETIVO DESVELAR O DISCURSO SOBRE ESCOLA QUE PERPASSA A FALA DOS SUJEITOS. É DE CUNHO QUALITATIVO E ESTÁ FILIADA À ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA. A COLETA DOS REGISTROS ANALISADOS DEU-SE EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS: NO PRIMEIRO DIA DE AULA FOI SOLICITADO AOS SUJEITOS ATRAVÉS DE UM COMANDO ESCRITO QUE ESCREVESSEM O QUE SIGNIFICAVA ESCOLA EM SUAS VIDAS E SE DESEJASSEM PODIAM FAZER UM DESENHO; APROXIMADAMENTE TRÊS MESES DEPOIS, FORAM CONVIDADOS A PARTICIPAR DE UMA ENTREVISTA INDIVIDUAL ABERTA SEMI-ESTRUTURADA. ESSAS MATERIALIDADES DESVELARAM A DISCURSIVIDADE ACERCA DA TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS SUJEITOS DESDE A ESCOLA DA INFÂNCIA ATÉ A ESCOLA DA ATUALIDADE. O DIÁRIO DE CAMPO TAMBÉM FOI UTILIZADO DURANTE TODAS AS ETAPAS DA INVESTIGAÇÃO. OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO TREZE EDUCANDAS E UM EDUCANDO VINCULADOS A UM DOS GRUPOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? EJA NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU NO ANO DE 2004. A ESCOLA DA INFÂNCIA DESSES SUJEITOS ERA UM LUGAR RECONHECIDO E LEGITIMADO SOCIALMENTE ONDE OCORRERAM APRENDIZAGENS IMPORTANTES, UMA INSTITUIÇÃO QUE EXERCE PODER, CLASSIFICANDO, ADESTRANDO, PUNINDO, RECOMPENSANDO. MESMO COM TODOS OS MECANISMOS DISCIPLINARES, NOTOU-SE TAMBÉM A RESISTÊNCIA AO PODER INSTITUÍDO, HOUVE AQUELE QUE TRANSGREDIU AS REGRAS NÃO FAZENDO AS TAREFAS, OLHANDO PARA FORA DA SALA DE AULA, MANDANDO BILHETINHOS. A RUPTURA DA TRAJETÓRIA ESCOLAR DOS SUJEITOS TEVE COMO PRINCIPAL MOTIVO O TRABALHO, POIS ERA PRECISO TRABALHAR PARA AJUDAR NO ORÇAMENTO FAMILIAR. OUTRO MOTIVO FOI A FALTA DE ESCOLAS QUE DESSEM CONTINUIDADE AOS ESTUDOS (5ª A 8ª SÉRIE) NA LOCALIDADE NA QUAL RESIDIAM. ESSA RUPTURA DEIXOU MARCAS DE TRISTEZA E DOR NESSES SUJEITOS QUE NÃO QUERIAM DEIXAR A ESCOLA. JÁ O RETORNO DESSES SUJEITOS AOS BANCOS ESCOLARES FOI ENUNCIADO POR ELES COMO OPORTUNIDADE, REALIZAÇÃO DE UM SONHO, NECESSIDADE PARA ATENDER AO MERCADO DE TRABALHO, SATISFAÇÃO POR SE SENTIR FAZENDO PARTE DA SOCIEDADE QUE VIVEM HOJE. O DISCURSO DOS SUJEITOS SOBRE A ESCOLA FOI ANALISADO À LUZ DE PÊCHEUX, FOUCAULT E ORLANDI DA ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA, E TAMBÉM DE AUTORES QUE PESQUISAM SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.pt_BR
dc.format.extent3675824 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAUpt_BR
dc.subjectDISCURSOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleA ESCOLA, A RUPTURA, O RETORNO: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

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