 
        Please use this identifier to cite or link to this item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/894| Title: | EXPECTATIVAS, SATISFAÇÃO E DESEMPENHO ACADÊMICO NAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS DO CEFET UBERABA UM ESTUDO DE CASO | 
| Authors: | MONTEIRO, Rosa Cristina MANCIN, Celso Aparecido | 
| Keywords: | DESEMPENHO ESCOLAR;RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO | 
| Issue Date: | 2005 | 
| Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO | 
| Abstract: | ESTUDO DAS EXPECTATIVAS, SATISFAÇÕES E DESEMPENHO ACADÊMICO NAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA (CEFET UBERABA). O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO CONSISTIU NA UTILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS, RESPONDIDAS POR 291 ALUNOS DOS DIFERENTES CURSOS EXISTENTES NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA. A ANÁLISE DOS DADOS DEU-SE NA UTILIZAÇÃO CONJUNTA DAS ABORDAGENS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS. CONSTATOU-SE QUE AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À ESCOLA INTERFEREM DE FORMA POSITIVA OU NEGATIVA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DO ALUNO, ASSIM COMO OS PROBLEMAS DE INSATISFAÇÃO, INDISCIPLINA, REPROVAÇÃO E EVASÃO PODEM ESTAR RELACIONADAS A UMA OU MAIS EXPECTATIVAS NÃO ATENDIDAS. DE TODAS AS EXPECTATIVAS LEVANTADAS, AS QUE SE REFEREM À RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO SÃO AS DE MAIOR IMPORTÂNCIA, DETERMINANDO O SUCESSO OU FRACASSO DURANTE O ATO DE ENSINAR OU DE APRENDER. DEFENDE-SE COMO PRIORIDADE NÚMERO UM A SER ATENDIDA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E AÇÕES, DE FORMA AMPLA E SISTEMÁTICA, QUE VISEM MELHORAR AS RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, PRINCIPALMENTE DE PROFESSORES E ALUNOS. | 
| Description: | BIBLIOTECA DA UFRURALRJ | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/894 | 
| Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO | 
| Appears in Collections: | Juventude e Escola | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools