 
        Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: 
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/894| Título : | EXPECTATIVAS, SATISFAÇÃO E DESEMPENHO ACADÊMICO NAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS DO CEFET UBERABA UM ESTUDO DE CASO | 
| Autor : | MONTEIRO, Rosa Cristina MANCIN, Celso Aparecido | 
| Palabras clave : | DESEMPENHO ESCOLAR;RELAÇÕES PROFESSOR-ALUNO | 
| Fecha de publicación : | 2005 | 
| Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO | 
| Resumen : | ESTUDO DAS EXPECTATIVAS, SATISFAÇÕES E DESEMPENHO ACADÊMICO NAS RELAÇÕES EDUCACIONAIS DOS ALUNOS DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA (CEFET UBERABA). O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO CONSISTIU NA UTILIZAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS, RESPONDIDAS POR 291 ALUNOS DOS DIFERENTES CURSOS EXISTENTES NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE UBERABA. A ANÁLISE DOS DADOS DEU-SE NA UTILIZAÇÃO CONJUNTA DAS ABORDAGENS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS. CONSTATOU-SE QUE AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À ESCOLA INTERFEREM DE FORMA POSITIVA OU NEGATIVA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DO ALUNO, ASSIM COMO OS PROBLEMAS DE INSATISFAÇÃO, INDISCIPLINA, REPROVAÇÃO E EVASÃO PODEM ESTAR RELACIONADAS A UMA OU MAIS EXPECTATIVAS NÃO ATENDIDAS. DE TODAS AS EXPECTATIVAS LEVANTADAS, AS QUE SE REFEREM À RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO SÃO AS DE MAIOR IMPORTÂNCIA, DETERMINANDO O SUCESSO OU FRACASSO DURANTE O ATO DE ENSINAR OU DE APRENDER. DEFENDE-SE COMO PRIORIDADE NÚMERO UM A SER ATENDIDA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E AÇÕES, DE FORMA AMPLA E SISTEMÁTICA, QUE VISEM MELHORAR AS RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, PRINCIPALMENTE DE PROFESSORES E ALUNOS. | 
| Descripción : | BIBLIOTECA DA UFRURALRJ | 
| URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/894 | 
| Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO | 
| Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola | 
Ficheros en este ítem: 
| Fichero | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|
| tese.pdf | 558.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador