Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/893| Title: | DAS ENTRANHAS AO ESTRANHAMENTO DAS RELAÇÕES DE PODER NO COTIDIANO ESCOLAR - QUESTIONANDO A OBVIEDADE DOS PRÊMIOS E CASTIGOS |
| Authors: | FLEURI, Reinaldo Matias FUGITA, Liliane Neppel |
| Keywords: | RELAÇÕES DE PODER;PRÊMIOS E CASTIGOS;COTIDIANO ESCOLAR |
| Issue Date: | 2000 |
| Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA |
| Abstract: | POR MEIO DO PRESENTE TRABALHO DESENVOLVEMOS UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER A PARTIR DA APLICAÇÃO DE SANÇÕES (PRÊMIOS E CASTIGOS) AOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PARTICULAR DE ENSINO. NÃO OBSTANTE AS DIFERENÇAS ENTRE AS ESCOLAS DA REDE PARTICULAR E AS DE REDE PÚBLICA, IDENTIFICAMOS SEMELHANÇAS ESTRUTURAIS NAS RELAÇÕES DE PODER, DESENVOLVIDAS NA PRÁTICA ESCOLAR. O RELATO DA PESQUISA INICIA-SE COM A TRAJETÓRIA DA CONSTRUÇÃO DO TEMA PELA PESQUISADORA. A SEGUIR, DISCUTE-SE O PODER E SUAS MANIFESTAÇÕES SOB A ÉGIDE DO PENSAMENTO FOUCAULTIANO, NO QUAL ESSE ESTUDO ESTÁ ANCORADO. FINALMENTE, PROCEDEMOS À ANÁLISE DA PRÁTICA COTIDIANA, TRATANDO-SE DE REVELAR OS MECANISMOS QUE SÃO UTILIZADOS PELA INSTITUIÇÃO PARA CONSOLIDAR, OU NÃO, AS RELAÇÕES DE PODER IMPLÍCITAS NA ESCOLA. AS CONSIDERAÇÕES FEITAS PRETENDEM POSSIBILITAR DEBATES, PROMOVER REFLEXÕES E TOMADA DE CONSCIÊNCIA AINDA QUE A CONSCIÊNCIA COMO SABER JÁ ESTEJA ADQUIRIDA PELAS MASSAS E A CONSCIÊNCIA COMO SUJEITO ESTEJA ADQUIRIDA E OCUPADA PELA BURGUESIA. ROMPER COM ESTE QUADRO, PASSA PELA COMPREENSÃO DAS TRAMAS E LIDES DIÁRIAS NO COTIDIANO ESCOLAR. |
| Description: | BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA E ARQUIVO DO PPGE |
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/893 |
| Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
| Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools