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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOLL, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorMEINERZ, Carla Beatrizpt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:04Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:04Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/891-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é investigar a sociabilidade praticada por adolescentes da periferia urbana da cidade de Porto Alegre, considerando seus jeitos de viver a escola e a inserção escolar, através da análise das memórias individual e coletiva. O foco do estudo está relacionado ao fenômeno de que alguns adolescentes, entre 12 e 18 anos de idade, que vão à escola, mas resistem em participar das aulas, circulando pelos espaços institucionais ou, simplesmente, passando a maior parte do tempo no pátio. O recorte sobre a realidade pesquisada foi delimitado pela opção em estudar um fato ligado à vivência da adolescência na periferia urbana dentro dos marcos da instituição escolar. Os conceitos de sociabilidade, processos de socialização e de escolarização, identização, memórias individual e coletiva, adolescência e periferia urbana, escola como espaço sócio-cultural foram articulados numa composição de autores vinculados ao campo das ciências sociais, especialmente da sociologia, da antropologia, da história e da educação. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, articulando práticas metodológicas como observações, entrevistas abertas e grupos de discussão. A tese desenvolvida é a de que os processos de escolarização dos adolescentes de periferia urbana, cuja característica central é a circulação pelos espaços escolares, evidenciam a escola como um espaço, no qual se pratica preferencialmente a sociabilidade, e apontam para um rearranjo nas relações de poder presentes na mesma.pt_BR
dc.format.extent1824452 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectADOLESCÊNCIApt_BR
dc.subjectSOCIABILIDADEpt_BR
dc.subjectPERIFERIA URBANApt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.titleAdolescentes no pátio, outra maneira de viver a escola: um estudo sobre a sociabilidade a partir da inserção escolar na periferia urbanapt_BR
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

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