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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/877
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | WORTMANN, Maria Lúcia Castagna | pt_BR |
dc.contributor.author | XAVIER, Maria Luisa Merino De Freitas | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:02Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:02Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/877 | - |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | SOB A INFLUÊNCIA DE INSTRUMENTOS ANALÍTICOS PÓS-ESTRUTUTALISTAS, ESPECIFICAMENTE DE ABORDAGENS ASSOCIADAS A MICHEL FOUCAULT, BEM COMO DE DIMENSÕES DOS ESTUDOS CULTURAIS E DA ETNOGRAFIA, O TRABALHO ABORDA A CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO PRESENTE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE POA FACE ÀS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ADOTADAS, AGRUPADA PRIORITARIAMENTE NAS TURMAS DE PROGRESSÃO - AGRUPAMENTO PROVISÓRIO DE ESTUDANTES AOS QUAIS SE ATRIBUEM DEFASAGENS ENTRE A IDADE CRONOLÓGICA E O NÍVEL DE CONHECIMENTOS - ADOTADAS NO PROJETO ESCOLA CIDADÃ: CICLOS DE FORMAÇÃO. OS INTEGRANTES DESSAS TURMAS ERAM, NA SITUAÇÃO ESTUDADA, CRIANÇAS E JOVENS POBRES, MULTIREPETENTES, ALGUNS COM DÉFICTS ORGÂNICOS E OU PSICOLÓGICOS, MUITOS COM CARÊNCIAS MATERIAIS E AFETIVAS GRAVES, NA MAIORIA DAS VEZES NEGROS, SENDO MUITOS DELES ORIUNDOS DE CLASSES ESPECIAIS. HAVIA TAMBÉM ENTRE ELES/AS INTERNOS/AS DA ANTIGA FEBEM, MENINOS/AS DE RUA E NA RUA - EM SUMA ERAM SUJEITOS QUE PODERIAM INCLUIR-SE NA CATEGORIA DOS "ANORMAIS" DISCUTIDA POR FOUCAULT (1997) E/OU DOS "ESTRANHOS" TAL COMO FOI NOMEADA POR BAUMAN (1998). ANALISAM-SE, TAMBÉM, NA TESE INSTRUMENTOS USADOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - AS FICHAS DA SECRETARIA, OS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO, OS DOSSIÊS - QUE ATUAM NA CONSTITUIÇÃO E DISCIPLINAMENTO DESSES SUJEITOS/ALUNOS E TAMBÉM DE SUAS PROFESSORAS. A PERCEPÇÃO DE QUE É PRECISO DAR AULA PARA QUEM NÃO SABE AINDA SER ALUNO E ALUNA E DA NEGAÇÃO DO PAPEL PRODUTIVO DA PEDAGOGIA NESTE PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO, SUJEIÇÃO E DISCIPLINAMENTO EMERGE DAS DISCUSSÕES CONDUZIDAS A PARTIR DE CONSTATAÇÕES FEITAS RELATIVAMENTE AOS GRUPOS ESTUDADOS. | pt_BR |
dc.format.extent | 2358563 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | DISCIPLINA | pt_BR |
dc.subject | INCLUSÃO | pt_BR |
dc.subject | ESTUDANTES | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title | OS INCLUÍDOS NA ESCOLA: O DISCIPLINAMENTO NOS PROCESSOS EMANCIPATÓRIOS | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
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