Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/877
Título: | OS INCLUÍDOS NA ESCOLA: O DISCIPLINAMENTO NOS PROCESSOS EMANCIPATÓRIOS |
Autor(es): | WORTMANN, Maria Lúcia Castagna XAVIER, Maria Luisa Merino De Freitas |
Palavras-chave: | DISCIPLINA;INCLUSÃO;ESTUDANTES |
Data do documento: | 2003 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL |
Resumo: | SOB A INFLUÊNCIA DE INSTRUMENTOS ANALÍTICOS PÓS-ESTRUTUTALISTAS, ESPECIFICAMENTE DE ABORDAGENS ASSOCIADAS A MICHEL FOUCAULT, BEM COMO DE DIMENSÕES DOS ESTUDOS CULTURAIS E DA ETNOGRAFIA, O TRABALHO ABORDA A CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO PRESENTE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE POA FACE ÀS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ADOTADAS, AGRUPADA PRIORITARIAMENTE NAS TURMAS DE PROGRESSÃO - AGRUPAMENTO PROVISÓRIO DE ESTUDANTES AOS QUAIS SE ATRIBUEM DEFASAGENS ENTRE A IDADE CRONOLÓGICA E O NÍVEL DE CONHECIMENTOS - ADOTADAS NO PROJETO ESCOLA CIDADÃ: CICLOS DE FORMAÇÃO. OS INTEGRANTES DESSAS TURMAS ERAM, NA SITUAÇÃO ESTUDADA, CRIANÇAS E JOVENS POBRES, MULTIREPETENTES, ALGUNS COM DÉFICTS ORGÂNICOS E OU PSICOLÓGICOS, MUITOS COM CARÊNCIAS MATERIAIS E AFETIVAS GRAVES, NA MAIORIA DAS VEZES NEGROS, SENDO MUITOS DELES ORIUNDOS DE CLASSES ESPECIAIS. HAVIA TAMBÉM ENTRE ELES/AS INTERNOS/AS DA ANTIGA FEBEM, MENINOS/AS DE RUA E NA RUA - EM SUMA ERAM SUJEITOS QUE PODERIAM INCLUIR-SE NA CATEGORIA DOS "ANORMAIS" DISCUTIDA POR FOUCAULT (1997) E/OU DOS "ESTRANHOS" TAL COMO FOI NOMEADA POR BAUMAN (1998). ANALISAM-SE, TAMBÉM, NA TESE INSTRUMENTOS USADOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - AS FICHAS DA SECRETARIA, OS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO, OS DOSSIÊS - QUE ATUAM NA CONSTITUIÇÃO E DISCIPLINAMENTO DESSES SUJEITOS/ALUNOS E TAMBÉM DE SUAS PROFESSORAS. A PERCEPÇÃO DE QUE É PRECISO DAR AULA PARA QUEM NÃO SABE AINDA SER ALUNO E ALUNA E DA NEGAÇÃO DO PAPEL PRODUTIVO DA PEDAGOGIA NESTE PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO, SUJEIÇÃO E DISCIPLINAMENTO EMERGE DAS DISCUSSÕES CONDUZIDAS A PARTIR DE CONSTATAÇÕES FEITAS RELATIVAMENTE AOS GRUPOS ESTUDADOS. |
Descrição: | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/877 |
Outros identificadores: | Doutorado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 2.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador