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dc.contributor.advisorGÓES, Maria Cecília Rafael Dept_BR
dc.contributor.authorDANTE, Elaine Silvapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:01Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:01Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/873-
dc.descriptionTAQUARAL/UNIMEP; INEPpt_BR
dc.description.abstractO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE LEITORA É FUNDAMENTAL PARA EXPANDIR POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM EM DIFERENTES ÂMBITOS DA CULTURA. A FORMAÇÃO DO LEITOR É UM PROCESSO CONTÍNUO QUE, PELA AMPLITUDE DOS ASPECTOS ENVOLVIDOS, ULTRAPASSA A AÇÃO DA ESCOLA. NÃO SE PODE, ENTRETANTO, NEGAR A RESPONSABILIDADE E O PAPEL FUNDAMENTAL DESSA INSTITUIÇÃO EM FACE AO DESEMPENHO POBRE DE NOSSOS ALUNOS EM LEITURA, EVIDENCIADO POR VÁRIOS ESTUDOS E AVALIAÇÕES OFICIAIS. CONCERNENTE A ESSA PREOCUPAÇÃO, A PRESENTE PESQUISA ESTÁ CENTRADA SOBRE A QUESTÃO DO ?PRAZER DE LER? E ORIENTADA MAIS ESPECIFICAMENTE PARA O OBJETIVO DE ANALISAR A RELAÇÃO DO ALUNO COM A LEITURA E PARA O MODO COMO QUALIFICA ESSA EXPERIÊNCIA. PARA ANCORAR A DISCUSSÃO SÃO EXPLORADAS CONTRIBUIÇÕES DE DIFERENTES AUTORES E SÃO TOMADAS COMO REFERÊNCIAS PRINCIPAIS A ABORDAGEM SEMIOLÓGICA DE ROLAND BARTHES E A ABORDAGEM DIALÓGICA DE BAKHTIN. EMBORA ESSES TEÓRICOS SE SITUEM EM MATRIZES DISTINTAS, O PRIMEIRO É AQUI CONSIDERADO POR SUAS PROPOSIÇÕES SOBRE O PRAZER DE LER, E O SEGUNDO, POR SUAS INTERPRETAÇÕES DA RELAÇÃO LEITOR-TEXTO-AUTOR NA AMPLA TRAMA DISCURSIVA DAS PRÁTICAS SOCIAIS. O TRABALHO DE CAMPO FOCALIZOU ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA, E ENVOLVEU O USO DE ENTREVISTAS. NA EXPOSIÇÃO DAS ANÁLISES, AS FALAS DOS ENTREVISTADOS FORAM ABORDADAS INICIALMENTE DE MANEIRA SUCINTA, CONFORME UMA CLASSIFICAÇÃO DICOTÔMICA DE RELAÇÃO COM A LEITURA: DE PRAZER E ENVOLVIMENTO VERSUS DE DESPRAZER E AFASTAMENTO. EM SEGUIDA O CONJUNTO DE DEPOIMENTOS FOI ORGANIZADO COM TRÊS UNIDADES TEMÁTICAS: AS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES DE LEITURA, O ESTATUTO DOS OBJETOS DE LEITURA E AS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES RELATIVAS À ATIVIDADE DE LER . ESSA SEQÜÊNCIA DE APRESENTAÇÃO DOS ACHADOS JUSTIFICA-SE PELO FATO DE QUE, NO DECORRER DAS ANÁLISES, CONFIGUROU-SE UMA GRANDE DIVERSIDADE DOS DIZERES DOS ENTREVISTADOS QUANTO À DICOTOMIA ANTERIORMENTE REFERIDA. A QUESTÃO DO PRAZER FOI CONSIDERADA ENQUANTO CONCEITO SOCIAL E HISTORICAMENTE CONSTRUÍDO, ASSIM COMO SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO E NA FORMAÇÃO DO LEITOR. NA DISCUSSÃO É REAFIRMADA A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA ESCOLA EM PROMOVER DIFERENTES LETRAMENTOS, UTILIZANDO VARIADOS OBJETOS DE LEITURA, O QUE POSSIBILITARIA O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES ESPECÍFICAS. ESSA RESPONSABILIDADE ABRANGE NECESSARIAMENTE O LETRAMENTO LITERÁRIO QUE, POR ESTAR SENDO NEGLIGENCIADO OU DESCARACTERIZADO, DEMANDA INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS URGENTES.pt_BR
dc.format.extent375144 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABApt_BR
dc.subjectLEITURApt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunospt_BR
dc.titleGOSTAR DE LER: UM ESTUDO SOBRE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM A LEITURApt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

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