Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/872
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PINEL, Hiran | pt_BR |
dc.contributor.author | GOMES, Vitor | pt_BR |
dc.coverage.spatial | ES | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:01Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:01Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/872 | - |
dc.description | BIBLIOTECA DO INEP | pt_BR |
dc.description.abstract | TRATA-SE DE UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL QUE RECORRE A UMA FENOMENOLOGIA COM INSPIRAÇÃO EM MERLEAU-PONTY E VARIANTE EM SANDERS, ACRESCIDO DE UMA LINGUAGEM LITERÁRIA/POÉTICA, DA FORMA COMO É RECOMENDADA POR STANLEY E HALL. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É (DES)VELAR AS TÁTICAS PESSOAIS (ENTRE JOVENS) DE ENFRENTAMENTO À ADVERSIDADE. TEORICAMENTE, FUNDAMENTA-SE NO HUMANISMO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL UTILIZANDO: CARL RANSOM ROGERS E O SEU CONCEITO DE TENDÊNCIA ATUALIZANTE; ANTÔNIO CARLOS GOMES DA COSTA E SUA PERCEPÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE QUE A RESILIÊNCIA PODE SER APRENDIDA E ENSINADA; E, POR ÚLTIMO, PAULO FREIRE, EM SUA VERTENTE EXISTENCIALISTA, EM QUE DESTACA O VALOR DA ESCOLA COMO LOCAL DE ESPERANÇA. PARA RESPONDER A ESSE OBJETIVO UTILIZA DE OBSERVAÇÃO TENDENDO A UMA NÃO DIRETIVIDADE, NA QUAL, ANALISANDO COMPORTAMENTOS/ATITUDES DE TRÊS JOVENS DE UMA 8A SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA, ESTADO ESPÍRITO SANTO, ASSOCIANDO TAL IDÉIA COMUM À ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA(CARL ROGERS) À OUTRAS TÉCNICAS COMUNS AO MÉTODO FENOMENOLÓGICO. NESTA PESQUISA (DES)VELA-SE QUE A RESILIÊNCIA SE TORNA PRESENTE POR MEIO DE TRÊS ESTADOS DA EXISTÊNCIA: 1O) (DES)VELANDO AS DORES: OS IMPACTOS; 2?) APÓS A QUEDA: ATUANDO NA ZONA DE PÓS- IMPACTO; E 3O) O (RE)NASCER DE FÊNIX. (PRO)CURA, FINALMENTE, MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DESSE ESTUDO NA COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO DESSES E DE OUTROS JOVENS, ACREDITANDO QUE OS RESULTADOS OBTIDOS NESTA PESQUISA PODEM AUXILIAR/PROVOCAR O EDUCADOR EM SUAS PRÁTICAS INTERVENÇÃO. | pt_BR |
dc.format.extent | 1048576 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
dc.subject | PSICOPEDAGOGIA | pt_BR |
dc.subject | RESILIÊNCIA | pt_BR |
dc.subject | PESQUISA FENOMENOLÓGICA | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escola | pt_BR |
dc.title | TRÊS FORMAS DE SER RESILIENTE: (DES)VELANDO RESILIÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools