 
        Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/872| Título: | TRÊS FORMAS DE SER RESILIENTE: (DES)VELANDO RESILIÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR | 
| Autor(es): | PINEL, Hiran GOMES, Vitor | 
| Palavras-chave: | PSICOPEDAGOGIA;RESILIÊNCIA;PESQUISA FENOMENOLÓGICA | 
| Data do documento: | 2004 | 
| Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | 
| Resumo: | TRATA-SE DE UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL QUE RECORRE A UMA FENOMENOLOGIA COM INSPIRAÇÃO EM MERLEAU-PONTY E VARIANTE EM SANDERS, ACRESCIDO DE UMA LINGUAGEM LITERÁRIA/POÉTICA, DA FORMA COMO É RECOMENDADA POR STANLEY E HALL. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É (DES)VELAR AS TÁTICAS PESSOAIS (ENTRE JOVENS) DE ENFRENTAMENTO À ADVERSIDADE. TEORICAMENTE, FUNDAMENTA-SE NO HUMANISMO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL UTILIZANDO: CARL RANSOM ROGERS E O SEU CONCEITO DE TENDÊNCIA ATUALIZANTE; ANTÔNIO CARLOS GOMES DA COSTA E SUA PERCEPÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE QUE A RESILIÊNCIA PODE SER APRENDIDA E ENSINADA; E, POR ÚLTIMO, PAULO FREIRE, EM SUA VERTENTE EXISTENCIALISTA, EM QUE DESTACA O VALOR DA ESCOLA COMO LOCAL DE ESPERANÇA. PARA RESPONDER A ESSE OBJETIVO UTILIZA DE OBSERVAÇÃO TENDENDO A UMA NÃO DIRETIVIDADE, NA QUAL, ANALISANDO COMPORTAMENTOS/ATITUDES DE TRÊS JOVENS DE UMA 8A SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA, ESTADO ESPÍRITO SANTO, ASSOCIANDO TAL IDÉIA COMUM À ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA(CARL ROGERS) À OUTRAS TÉCNICAS COMUNS AO MÉTODO FENOMENOLÓGICO. NESTA PESQUISA (DES)VELA-SE QUE A RESILIÊNCIA SE TORNA PRESENTE POR MEIO DE TRÊS ESTADOS DA EXISTÊNCIA: 1O) (DES)VELANDO AS DORES: OS IMPACTOS; 2?) APÓS A QUEDA: ATUANDO NA ZONA DE PÓS- IMPACTO; E 3O) O (RE)NASCER DE FÊNIX. (PRO)CURA, FINALMENTE, MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DESSE ESTUDO NA COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO DESSES E DE OUTROS JOVENS, ACREDITANDO QUE OS RESULTADOS OBTIDOS NESTA PESQUISA PODEM AUXILIAR/PROVOCAR O EDUCADOR EM SUAS PRÁTICAS INTERVENÇÃO. | 
| Descrição: | BIBLIOTECA DO INEP | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/872 | 
| Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO | 
| Aparece nas coleções: | Juventude e Escola | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador