Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/872
Título : | TRÊS FORMAS DE SER RESILIENTE: (DES)VELANDO RESILIÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR |
Autor : | PINEL, Hiran GOMES, Vitor |
Palabras clave : | PSICOPEDAGOGIA;RESILIÊNCIA;PESQUISA FENOMENOLÓGICA |
Fecha de publicación : | 2004 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO |
Resumen : | TRATA-SE DE UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL QUE RECORRE A UMA FENOMENOLOGIA COM INSPIRAÇÃO EM MERLEAU-PONTY E VARIANTE EM SANDERS, ACRESCIDO DE UMA LINGUAGEM LITERÁRIA/POÉTICA, DA FORMA COMO É RECOMENDADA POR STANLEY E HALL. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É (DES)VELAR AS TÁTICAS PESSOAIS (ENTRE JOVENS) DE ENFRENTAMENTO À ADVERSIDADE. TEORICAMENTE, FUNDAMENTA-SE NO HUMANISMO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL UTILIZANDO: CARL RANSOM ROGERS E O SEU CONCEITO DE TENDÊNCIA ATUALIZANTE; ANTÔNIO CARLOS GOMES DA COSTA E SUA PERCEPÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DE QUE A RESILIÊNCIA PODE SER APRENDIDA E ENSINADA; E, POR ÚLTIMO, PAULO FREIRE, EM SUA VERTENTE EXISTENCIALISTA, EM QUE DESTACA O VALOR DA ESCOLA COMO LOCAL DE ESPERANÇA. PARA RESPONDER A ESSE OBJETIVO UTILIZA DE OBSERVAÇÃO TENDENDO A UMA NÃO DIRETIVIDADE, NA QUAL, ANALISANDO COMPORTAMENTOS/ATITUDES DE TRÊS JOVENS DE UMA 8A SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA, ESTADO ESPÍRITO SANTO, ASSOCIANDO TAL IDÉIA COMUM À ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA(CARL ROGERS) À OUTRAS TÉCNICAS COMUNS AO MÉTODO FENOMENOLÓGICO. NESTA PESQUISA (DES)VELA-SE QUE A RESILIÊNCIA SE TORNA PRESENTE POR MEIO DE TRÊS ESTADOS DA EXISTÊNCIA: 1O) (DES)VELANDO AS DORES: OS IMPACTOS; 2?) APÓS A QUEDA: ATUANDO NA ZONA DE PÓS- IMPACTO; E 3O) O (RE)NASCER DE FÊNIX. (PRO)CURA, FINALMENTE, MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DESSE ESTUDO NA COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO DESSES E DE OUTROS JOVENS, ACREDITANDO QUE OS RESULTADOS OBTIDOS NESTA PESQUISA PODEM AUXILIAR/PROVOCAR O EDUCADOR EM SUAS PRÁTICAS INTERVENÇÃO. |
Descripción : | BIBLIOTECA DO INEP |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/872 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador