
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/859
Título: | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS ENTRE OS ATORES DO PROCESSO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO |
Autor(es): | CARDOSO, Sonia Maria Vicente FURLAN, Maria Ignez Carlin |
Palavras-chave: | AVALIAÇÃO EDUCACIONAL;APRENDIZAGEM;PROFESSORES E ALUNOS |
Data do documento: | 2006 |
Editor: | UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA |
Resumo: | O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FOCO O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM TAL COMO É PERCEBIDO POR ALUNOS E PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO A OPÇÃO PELO ESTUDO DE CASO QUALITATIVO POSSIBILITOU ANALISAR AS RESPOSTAS DOS QUESTIONÁRIOS APLICADOS A PROFESSORES E ALUNOS AS ENTREVISTAS REALIZADAS COM OS GESTORES DA ESCOLA POSSIBILITARAM A CARACTERIZAÇÃO DOS PERFIS DOS SUJEITOS PESQUISADOS OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES E ALUNOS CONVERGEM PARA A REPRESENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO COMO VERIFICAÇÃO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ASSOCIADO À MENSURAÇÃO DA APRENDIZAGEM E APRESENTAM CARACTERÍSTICAS DE AVALIAÇÃO CLASSIFICATÓRIA PRIVILEGIANDO A QUANTIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO DEMONSTRAM TAMBÉM A TENDÊNCIA DOS PROFESSORES DE UTILIZAREM EM SEUS DISCURSOS, NOMENCLATURAS QUE SE APROXIMAM DE CONCEITOS PROGRESSISTAS A RESPEITO DA AVALIAÇÃOPORÉM AS RESPOSTAS DOS ALUNOS CONFIRMAM UMA PRÁTICA REPRODUTIVA DOS CONTEÚDOS ENSINADOS OS DADOS REMETEM A UM RETRATO DA CONCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA PÚBLICA QUE PODE SERVIR DE PONTO DE REFERÊNCIA PARA ESTUDO DE OUTRAS REALIDADES PRÓXIMAS ENFATIZA-SE A NECESSIDADE E IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO CRÍTICO PERMANENTE A FIM DE CONSOLIDAR CONCEITOS BÁSICOS A RESPEITO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR E DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA DE ALUNOS PAIS PROFESSORES FUNCIONÁRIOS E GESTORES A RESPEITO DE QUESTÕES PEDAGÓGICAS QUE ENVOLVAM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
Descrição: | REDE DE BIBLIOTECAS DA UNOESTE |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/859 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 450.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador