Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/842
Título : | VIOLÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO AUGUSTO MONTENEGRO |
Autor : | GOMES, Vera Lúcia Batista MARTINS, Tatiane Conceição Ferreira Galvão |
Palabras clave : | VIOLÊNCIA NA ESCOLA;ESCOLA;ENSINO FUNDAMENTAL |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ |
Resumen : | ESTE ESTUDO DISCUTE O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO AUGUSTO MONTENEGRO, A QUAL ESTÁ SITUADA NA CIDADE DE BELÉM-PA. A PARTIR DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DE DADOS COLETADOS NA PESQUISA EMPÍRICA, BUSCOU-SE IDENTIFICAR E ANALISAR OS TIPOS DE VIOLÊNCIA PERCEPÇÃO QUE OS ALUNOS TEM ACERCA DESSE FENÔMENO, SEM, NO ENTANTO DEIXAR DE PRIVILEGIAR OS DEMAIS SUJEITOS DA PESQUISA, DOCUMENTOS E PROFISSIONAIS ADMINISTRATIVOS. VERIFICOU-SE QUE, A DESPEITO DAS NOTICIAS VEICULADAS PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, A MAIOR PARTE DA VIOLÊNCIA IDENTIFICADA NESSA ESCOLA ESTÁ RELACIONADA A UM CONJUNTO EXTREMAMENTE DIVERSO DE ?PEQUENAS VIOLÊNCIAS? QUE, VEM AUMENTANDO QUANTITATIVA E QUALITATIVAMENTE, EXPRESSAS PRINCIPALMENTE PELO DESRESPEITO, PELAS AMEAÇAS E PELAS AGRESSÕES VERBAIS. A VIOLÊNCIA NESSA ESCOLA TEM PROVOCADO O EXACERBAMENTO DOS CONFLITOS PRÓPRIOS DA RELAÇÃO ALUNO-ALUNO, ALUNO-DIRETOR, DIFICULTANDO, ASSIM, O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, IMPEDINDO QUE A ESCOLA CONTINUE SENDO UM ESPAÇO DE DEMOCRATIZAÇÃO CAPAZ DE COMBATER A VIOLÊNCIA E, CONSEQÜENTEMENTE, CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, HUMANA E SOLIDÁRIA. |
Descripción : | BILIOTECA CENTRAL DA UFPA |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/842 |
Otros identificadores : | Mestrado SERVIÇO SOCIAL MISTO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador