Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/840
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNETO, José Batistapt_BR
dc.contributor.authorVALONES, Neide Maria Alvespt_BR
dc.coverage.spatialPEpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:55Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:55Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/840-
dc.descriptionBIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DE EDUCAÇÃO DA UFPEpt_BR
dc.description.abstractA PESQUISA TRATA DO PODER DISCIPLINAR NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. PROCURAMOS ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA DE MODO A IDENTIFICAR, NESSAS PRÁTICAS, RELAÇÕES DE PODER QUE INTERFEREM NOS RESULTADOS ESCOLARES E NA VIDA ESCOLAR DO ALUNO DE FORMA GERAL. CONSIDERANDO AS ANÁLISES E ESTUDOS FOUCAULTIANOS, DISCUTIMOS O PODER DISCIPLINAR, COMO PRODUTOR DE SABER, NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA, DESTACANDO A CONDUTA DA RESISTÊNCIA, COMO MANIFESTAÇÃO DE PODER NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. ADOTANDO A ABORDAGEM QUALITATIVA COM UMA APROXIMAÇÃO FENOMENOLÓGICA E FAZENDO UMA LEITURA ETNOGRÁFICA DO CAMPO DE PESQUISA, PARTICIPAMOS DAS AÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES NA SALA DE AULA, PROCURANDO APREENDER E COMPREENDER AS SIGNIFICAÇÕES QUE ESTES SUJEITOS, COMO PROTAGONISTAS DE PODER, ATRIBUÍAM À SUA VIDA, AO SEU COTIDIANO, ÀS SUAS PRÁTICAS, AO SEU MUNDO. A ANÁLISE DAS PRÁTICAS E DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NOS POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DE QUE ESTES ELEMENTOS SÃO PERMEADOS DE PODER QUE DISCIPLINA TEMPO, ESPAÇO E MOVIMENTO DE ALUNOS E PROFESSORES QUE, EM SEU COTIDIANO, NÃO PERCEBEM E NÃO REFLETEM SOBRE A INTERFERÊNCIA E EFEITO DAS MANIFESTAÇÕES DE PODER, DE FORMA POSITIVA E NEGATIVA, NO CURSO DE SUAS VIDAS PESSOAL E PROFISSIONAL.pt_BR
dc.format.extent477984 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.subjectDISCIPLINA ESCOLARpt_BR
dc.subjectPRÁTICA PEDAGÓGICApt_BR
dc.subjectCOTIDIANO ESCOLARpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolarpt_BR
dc.titleO PODER DISCIPLINAR NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLARpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf466.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools