Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/840
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NETO, José Batista | pt_BR |
dc.contributor.author | VALONES, Neide Maria Alves | pt_BR |
dc.coverage.spatial | PE | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:55Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:55Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/840 | - |
dc.description | BIBLIOTECAS CENTRAL E SETORIAL DE EDUCAÇÃO DA UFPE | pt_BR |
dc.description.abstract | A PESQUISA TRATA DO PODER DISCIPLINAR NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. PROCURAMOS ANALISAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA DE MODO A IDENTIFICAR, NESSAS PRÁTICAS, RELAÇÕES DE PODER QUE INTERFEREM NOS RESULTADOS ESCOLARES E NA VIDA ESCOLAR DO ALUNO DE FORMA GERAL. CONSIDERANDO AS ANÁLISES E ESTUDOS FOUCAULTIANOS, DISCUTIMOS O PODER DISCIPLINAR, COMO PRODUTOR DE SABER, NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA, DESTACANDO A CONDUTA DA RESISTÊNCIA, COMO MANIFESTAÇÃO DE PODER NO COTIDIANO DA SALA DE AULA. ADOTANDO A ABORDAGEM QUALITATIVA COM UMA APROXIMAÇÃO FENOMENOLÓGICA E FAZENDO UMA LEITURA ETNOGRÁFICA DO CAMPO DE PESQUISA, PARTICIPAMOS DAS AÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES NA SALA DE AULA, PROCURANDO APREENDER E COMPREENDER AS SIGNIFICAÇÕES QUE ESTES SUJEITOS, COMO PROTAGONISTAS DE PODER, ATRIBUÍAM À SUA VIDA, AO SEU COTIDIANO, ÀS SUAS PRÁTICAS, AO SEU MUNDO. A ANÁLISE DAS PRÁTICAS E DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NOS POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DE QUE ESTES ELEMENTOS SÃO PERMEADOS DE PODER QUE DISCIPLINA TEMPO, ESPAÇO E MOVIMENTO DE ALUNOS E PROFESSORES QUE, EM SEU COTIDIANO, NÃO PERCEBEM E NÃO REFLETEM SOBRE A INTERFERÊNCIA E EFEITO DAS MANIFESTAÇÕES DE PODER, DE FORMA POSITIVA E NEGATIVA, NO CURSO DE SUAS VIDAS PESSOAL E PROFISSIONAL. | pt_BR |
dc.format.extent | 477984 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO | pt_BR |
dc.subject | DISCIPLINA ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject | PRÁTICA PEDAGÓGICA | pt_BR |
dc.subject | COTIDIANO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - as relações sociais no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.title | O PODER DISCIPLINAR NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools