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Título : AS NOVAS FACES DA DESIGUALDADE NO COTIDIANO ESCOLAR
Autor : RANGEL, Mary
PAIM, Iracema De Macedo
Palabras clave : COTIDIANO ESCOLAR;DESIGUALDADE SOCIAI;CAPITALISMO
Fecha de publicación : 2003
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Resumen : ESTA TESE PROCURA INVESTIGAR AS DESIGUALDADES EXISTENTES NO COTIDIANO ESCOLAR, A PARTIR DA COMPARAÇÃO DAS PERFORMANCES ESCOLARES E DOS RESPECTIVOS JUÍZOS DOCENTES DE DOIS GRUPOS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL SITUADA NA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO. O PRIMEIRO GRUPO É COMPOSTO POR ESTUDANTES ORIUNDOS DAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DE POBREZA QUE CERCAM A REFERIDA ESCOLA; O SEGUNDO, POR ALUNOS PROCEDENTES DAS CAMADAS MÉDIAS URBANAS QUE HABITAM AQUELE BAIRRO. NESTE SENTIDO, ESTABELECEMOS UM RECORTE EMPÍRICO BASTANTE DELIMITADO E O INVESTIGAMOS POR MEIO DE PROCEDIMENTOS TÍPICOS DO TRABALHO DE CAMPO. A ESCOLA EM QUE REALIZAMOS NOSSA PESQUISA FOI SELECIONADA EXATAMENTE PORQUE SE SITUA EM UM DADO LOCUS ESPACIAL, CIRCUNDADO POR COMUNIDADES CARENTES QUE REÚNEM UMA POPULAÇÃO EXTREMAMENTE POBRE E MARCADA PELOS PROCESSOS CARACTERÍSTICOS DA VIOLÊNCIA URBANA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E, AO MESMO TEMPO, POR PRÉDIOS ONDE RESIDEM FAMÍLIAS DAS CAMADAS MÉDIAS URBANAS. NESTE TRABALHO, REALIZAMOS UMA DISCUSSÃO INICIAL CAPAZ DE EXPLICITAR OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS QUE DIRECIONARAM NOSSO OLHAR SOBRE A REALIDADE EMPÍRICA INVESTIGADA. ABORDAMOS TAMBÉM AS RELAÇÕES ENTRE AS NOVAS CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO GLOBALIZADO A PARTIR DE FINS DO SÉCULO XX E OS PROCESSOS DE EMPOBRECIMENTO DA POPULAÇÃO TRABALHADORA, QUE, EM NOSSA AVALIAÇÃO, RECOLOCARAM AS CAMADAS MÉDIAS URBANAS NA ESCOLA PÚBLICA, COMO MOSTRAREMOS COM DADOS ESTATÍSTICOS OBTIDOS DAS FICHAS DE MATRÍCULA DA ESCOLA ESTUDADA. OPTAMOS POR UMA DISCUSSÃO TEÓRICA ABRANGENTE ACERCA DESSA RELAÇÃO ENTRE EMPOBRECIMENTO E CAPITALISMO GLOBALIZADO, PROCURANDO MAPEAR A LITERATURA ATINENTE AO TEMA, NO ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL. UTILIZAMOS AINDA ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), A FIM DE MELHOR REFLETIR SOBRE AS PROPOSIÇÕES EXISTENTES NOS ESTUDOS NACIONAIS. NOSSA TESE TAMBÉM INVESTIGA OS CONCEITOS OBTIDOS POR UMA AMOSTRA DE ALUNOS ORIUNDOS DAS ÁREAS DE POBREZA DO ENTORNO DA ESCOLA E DE OUTRA, COMPOSTA POR ALUNOS PROVENIENTES DAS CAMADAS MÉDIAS URBANAS E TRANSFERIDOS DE ESCOLAS PRIVADAS. NAS ATAS DOS CONSELHOS DE CLASSE, PROCURAMOS REFERÊNCIAS AOS ALUNOS DESSAS AMOSTRAS, COM A FINALIDADE DE COMPREENDER COMO, NO ÂMBITO DE UM ESPAÇO INSTITUCIONAL, OS CONCEITOS EMITIDOS SÃO DISCUTIDOS E JUSTIFICADOS. NO QUE TANGE AO TRABALHO DE CAMPO, REALIZAMOS VINTE E SETE ENTREVISTAS, DAS QUAIS DEZOITO FORAM DISCUTIDAS DETALHADAMENTE NA TESE. NA CONCLUSÃO, EXPLICITAMOS, DE FORMA MAIS SINTÉTICA, OS RESULTADOS ALCANÇADOS, MOSTRANDO QUE FOI POSSÍVEL ENCONTRAR UM PROCESSO DE APROFUNDAMENTO DAS DESIGUALDADES NO COTIDIANO ESCOLAR, FUNDAMENTALMENTE QUANDO A INSTITUIÇÃO PODE COMPARAR, NA MESMA SALA DE AULA, DESEMPENHOS DE ALUNOS QUE ALI CHEGAM PORTANDO QUANTIDADES TÃO DESIGUAIS DE CAPITAL ECONÔMICO E CULTURAL, SOB UMA LÓGICA PREDETERMINADA DE DESTINO ANUNCIADO.
Descripción : BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/839
Otros identificadores : Doutorado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

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