Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/831
Título : | O MUNDO QUE SE EXPLODA, EU TÔ AQUI E DANE-SE O RESTO |
Autor : | CLARETO, Sônia Maria OLIVEIRA, Flávia Lousada Gravina De |
Palabras clave : | MATEMÁTICA;ADOLESCENTES;VIVÊNCIAS ESCOLARES |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA |
Resumen : | ESTA DISSERTAÇÃO TEM COMO FOCO CENTRAL A COMPREENSÃO QUE ADOLESCENTES EXPRESSAM ACERCA DE SUAS VIVÊNCIAS ESCOLARES, ESPECIALMENTE, SOBRE COMO VÊEM A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E, AINDA, SUA PRÓPRIA FORMA DE CONCEBER ESSA CIÊNCIA. A DISSERTAÇÃO ESTÁ CENTRADA EM UMA INVESTIGAÇÃO DE CUNHO QUALITATIVO, REALIZADA JUNTO A UM GRUPO DE ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JUIZ DE FORA ?MG. O PROPÓSITO PRINCIPAL DESTE TRABALHO É PROVOCAR UMA REFLEXÃO QUANTO AO CONHECIMENTO VEICULADO NAS ESCOLAS, EM ESPECIAL O CONHECIMENTO MATEMÁTICO. PARA TAL, PARTE-SE DE UMA DISCUSSÃO HISTÓRICO-FILOSÓFICA ACERCA DE CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA, PASSANDO POR SÓCRATES, PLATÃO, PITÁGORAS E DESCARTES COM VISTA A BUSCAR UMA COMPREENSÃO DAS CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA NOS DIAS ATUAIS. NO QUE SE REFERE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESPERA-SE QUE ESTA PESQUISA POSSA CONTRIBUIR PARA QUE SE REPENSE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E O CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS ESCOLAS. OS ACHADOS DESTE TRABALHO RATIFICAM O PAPEL CENTRAL DA LINGUAGEM NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, CONFIRMANDO-SE A NECESSIDADE DE SE ESTABELECER UMA MELHOR INTERAÇÃO DIALÓGICA ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, UMA VEZ QUE, PARTINDO-SE DA PREMISSA DO CONHECIMENTO COMO EM CONSTRUÇÃO, TORNA-SE ESSENCIAL OUVIR OS ALUNOS QUE DEVEM VISTOS COMO INTERLOCUTORES NAS QUESTÕES DA SALA DE AULA. ESTA DEVE SE CONSTITUIR COMO UMA ARENA CAPAZ DE PROPORCIONAR A INTERAÇÃO DAS INTERLOCUÇÕES DOS PROFESSORES E ALUNOS. |
Descripción : | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFJF |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/831 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 628.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador