Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/814
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Marcia Ondina Vieira | pt_BR |
dc.contributor.author | FAGUNDES, édina Vergara | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:51Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:51Z | - |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2002 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/814 | - |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE ESTUDO TRATA DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS REDES REGULARES PÚBLICAS DE ENSINO, NO MUNICÍPIO DE PELOTAS - RS -, TENDO POR OBJETIVO BUSCAR CONHECER OS DIFERENTES OLHARES DESSAS ESCOLAS SOBRE ESSE PROCESSO - EM SEUS LIMITES E POSSIBILIDADES - IDENTIFICANDO COMO AS MESMAS DIZEM ATUAR, DOS OBJETIVOS AOS RESULTADOS DE SEU TRABALHO PEDAGÓGICO. O PROPÓSITO MAIS AMPLO É O DE COLABORAR PARA POTENCIALIZAR A PEDAGOGIA INCLUSIVA, OU SEJA, AQUELA QUE CONSIDERA AS DIFERENÇAS COMO OPORTUNIDADES EDUCATIVAS, O QUE EXIGE DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR UMA RESSIGNIFICAÇÃO PARADIGMÁTICA E METODOLÓGICA, DA NORMALIDADE PARA A DIFERENÇA. PARA TANTO, A PESQUISA APRESENTA CUNHO QUALITATIVO, LEVADA A EFEITO ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, REALIZADAS COM ESCOLAS PÚBLICAS DE PELOTAS - RS -, UMA DA REDE MUNICIPAL E OUTRA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, AS QUAIS RESPONDEM QUESTÕES QUE ENFOCAM A SUA CONCEPÇÃO SOBRE A INCLUSÃO, BEM COMO OS LIMITES, POTENCIALIDADES E APRENDIZAGENS FRENTE A SUA EXECUÇÃO. EM TERMOS DE REFERENCIAL TEÓRICO, FORAM UTILIZADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO AQUINO, FERREIRA, SACRISTÁN, SAWAIA, SKLIAR E SILVA, ENTRE OUTROS, A PARTIR DOS QUAIS É POSSÍVEL COMPREENDER A INCLUSÃO, ANALISANDO A ESCOLA COMO ESPAÇO MAJORITÁRIO DA NORMALIDADE, QUE PRECISA DESENVOLVER A CAPACIDADE DA ALTERIDADE FRENTE ÀS DIFERENÇAS. ESSA ALTERIDADE, SENSÍVEL ÀS DIFERENÇAS, PERMITE ESPAÇOS INCLUSIVOS. A CONCLUSÃO ESSENCIAL REVELOU QUE A INCLUSÃO DESTE ESTUDANTE, QUANDO ENTENDIDA COMO PRÓPRIA AO DIREITO À DIFERENÇA, IMPULSIONA A ESCOLA A SUPERAR OS LIMITES DO PROCESSO, EM ESPECIAL AQUELES RELACIONADOS À FORMAÇÃO DO PROFESSOR, ALARGANDO AS APRENDIZAGENS, TANTO DO ESTUDANTE, QUANTO DE SEUS EDUCADORES. | pt_BR |
dc.format.extent | 424460 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | INCLUSÃO | pt_BR |
dc.subject | IDENTIDADE | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - sucesso e fracasso escolares | pt_BR |
dc.title | A INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL NA ESCOLA REGULAR EM PELOTAS-(RS): LIMITES E POSSIBILIDADES | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools