Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/809
Título : | Sentido e significado de violência na escola para o aluno de 8ª série |
Autor : | AGUIAR, Wanda Maria Junqueira De MALAVOLTA, Letícia Zavitoski |
Palabras clave : | JUVENTUDE;VIOLÊNCIA;ESCOLA |
Fecha de publicación : | 2005 |
Editorial : | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Resumen : | A sociedade contemporânea tem se defrontado, cada vez mais, com os problemas da violência no seu cotidiano. O aumento dos casos de violência tem levado algumas pessoas a desenvolver alguns padrões de comportamento. Entre esses padrões percebe-se que os jovens têm inspirado medo na sociedade e vêm sendo culpabilizados pela crescente onda de violência. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de contribuir em parte para a compreensão da violência, questão tão complexa e presente em todos os espaços. Neste sentido, o foco deste trabalho é a violência dentro do espaço escolar. A escola, instituição que, apesar de ainda ser conhecida como um lugar protegido, tem se preocupado, cada vez mais, com a indisciplina e a violência de seus alunos. O referencial teórico-metodológico utilizado neste estudo é o da psicologia sócio-histórica, baseado em Lev S. Vigotski, que compreende o homem historicamente inserido na cultura, ou seja, produto e produtor da sociedade em que vive. Especificamente, esta pesquisa se propôs a investigar o sentido e o significado da violência dentro da escola, a partir do olhar dos alunos. Dar voz a esses jovens, saber deles o que pensam sobre esta situação. Realizamos, então, um grupo focal com 12 alunos das 7º e 8º séries do ensino fundamental de uma escola municipal em Pirituba, bairro periférico da cidade de São Paulo. Escolhemos um sujeito, entre os alunos do grupo focal, para entrevistar. Efetuamos uma entrevista, pautada nos objetivos da pesquisa de recuperar a história de vida de uma adolescente aluna da 8º série de uma escola municipal. Os resultados da análise da entrevista, bem como as informações trazidas pelo grupo focal, nos possibilitam compreender uma pequena parte desta questão. A percepção de que os jovens estão imersos em violências em quase todas as esferas da sua vida, além da própria escola. Estão imersos em violência nas relações familiares, nos relacionamentos amorosos e de amizade, no cotidiano de preconceito por sua classe social e etnia. |
Descripción : | PUCSP |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/809 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 592.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador