 
        Please use this identifier to cite or link to this item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/804| Title: | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A CIDADANIA: UM ESTUDO DE CASO | 
| Authors: | MENDONÇA, Otávio Machado Lopes De MOURA, Késsia Mileny De Paulao | 
| Keywords: | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS;ESCOLA;PROFESSORES;ESTUDANTES | 
| Issue Date: | 2006 | 
| Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA | 
| Abstract: | O DESVENDAMENTO DA TEIA DE SIGNIFICADOS CONTIDOS NA PROPAGAÇÃO DE CIDADANIA PELOS PROFESSORES E ALUNOS, VEM A SER IMPRESCINDÍVEIS NO SENTIDO DE ADENTRAR NO COTIDIANO ESCOLAR, DA QUAL ESSES SUJEITOS FAZEM PARTE, COM O INTUITO DE BUSCAR A DESMISTIFICAÇÃO DE ALGUMAS RESPONSABILIDADES SOCIALMENTE ESTABELECIDAS. CAPTAR COMO PROFESSORES E ALUNOS REPRESENTAM A CIDADANIA POSSIBILITA A QUEBRA DE DETERMINADAS IMPOSIÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR, BEM COMO, VEM A SITUAR ESSES SUJEITOS COMO PERTENCENTES A UMA DETERMINADA REALIDADE SOCIAL E, COMO TAL, PREGADORES E VIVENCIADORES DE DETERMINADAS CRENÇAS, VALORES, CONCEITOS, ENFIM, CIRCUNSTÂNCIAS SUBJETIVAS E/OU OBJETIVAS QUE INFLUENCIAM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS OBJETOS APREENDIDOS. DESSA FORMA, ESSA PESQUISA VISA AVERIGUAR COMO ESTÃO SENDO CONSTRUÍDAS AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES E ALUNOS A RESPEITO DA CIDADANIA. TRABALHANDO COM A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DESENVOLVIDA PELO TEÓRICO FRANCÊS SERGE MOSCOVICI, TEREMOS UM APORTE TEÓRICO ADEQUADO NO TRATO COM AS IMPRESSÕES DOS SUJEITOS PESQUISADOS SOBRE A CIDADANIA, POIS ESSA TEORIA PROCURA ADENTRAR NA COTIDIANIDADE DOS SUJEITOS E FILTRAR AS SÍNTESES ENTRE O COGNITIVO E O SOCIAL. UTILIZAMOS AINDA PARA O TRABALHO COM OS DADOS, A ANÁLISE DE CONTEÚDO. BUSCAMOS RESPONDER NOSSOS OBJETIVOS, A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS E TRABALHADOS | 
| Description: | BIBLIOTECA DA UFPB/BIBLIOTECA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/804 | 
| Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO | 
| Appears in Collections: | Juventude e Escola | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools