Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/800
Título: DO MULTICULTURALISMO À EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ESTUDO DOS PROCESSOS IDENTITÁRIOS DE JOVENS DA ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE
Autor(es): FISCHER, Nilton Bueno
SILVA, Gilberto Ferreira Da
Palavras-chave: INTERCULTURALIDADE;MULTICULTURALISMO;RACISMO;JOVENS
Data do documento: 2001
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo: ESTA TESE TEM COMO OBJETO DE ESTUDO AS INTER-RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, MULTICULTURALISMO E INTERCULTURALISMO, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA, DE CARÁTER MEDOTOLÓGICO QUANTITATIVO E QUALITATIVO, SOBRE A PRESENÇA E DINAMIZAÇÃO DE PROCESSOS IDENTITÁRIOS E DE PRÁTICAS CULTURAIS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO DE SEIS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE. NA ANÁLISE, SÃO CONTEMPLADOS ASPECTOS COMO IDENTIDADES NACIONAIS E REGIONAIS (LOCAIS), DIFERENÇA E DIVERSIDADE, E RACISMO E DISCRIMINAÇÃO. O REFERENCIAL TEÓRICO TEM COMO PONTO DE PARTIDA O RESGATE DA TRAJETÓRIA DA CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS COMO PROCESSO HISTÓRICO, LOCALIZANDO A EXCLUSÃO DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, PASSANDO PELA CONFIGURAÇÃO DA SOCIEDADE TECNOLÓGICA E PELO REDIMENSIONAMENTO DA SOCIEDADE MULTICULTURAL. COMO CONVERGÊNCIA DESSA DISCUSSÃO A DE INTERCULTURALIDADE, COMO UM CONCEITO POTENCIALIZADOR DA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS HÍBRIDOS DE CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE E DE EXPRESSÕES CULTURAIS, REVIGORADOS, PRINCIPAlMENTE, A PARTIR DA INTENSIFICAÇÃO DOS CONTATOS ENTRE CULTURAS POSSIBILITADOS PELAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. NA PERSPECTIVA DESSE QUADRO TEÓRICO, OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM PARA UMA RELEITURA DAS PRÁTICAS CULTURAIS COTIDIANAS VIVENCIADAS EM BAIRROS POPULARES DE CENTROS URBANOS, PELA ÓTICA DOS PROCESSOS HÍBRIDOS, CONTITUIÇÃO DE IDENTIDADE. NO CAMPOS PEDAGÓGICO, OBSERVAM-SE AS AUSÊNCIAS DAS INTER-RELAÇOES ENTRE AS EXPRESSÕES CULTURAIS VIVIDAS PELOS ESTUDANTES E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS, AS FORMAS DE RACISMO E DISCRIMINAÇÃO COMO ATITUDES "INVISÍVEIS", E OS PROCESSOS HÍBRIDOS DE CRUZAMENTO CULTURAIS COMO REALIDADES. A PRESPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE É APONTADA COMO UM SUPROTE TEÓRICO/PRÁTICO VIÁVEL PARA SE CONCEDER A EDUCAÇÃO QUE RECONHECE E POTENCIALIZA A DIVERSIDADE CULTURAL NESSAS INTER-RELAÇÕES.
Descrição: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/800
Outros identificadores: Doutorado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf4.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador