Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/800
Título: | DO MULTICULTURALISMO À EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: ESTUDO DOS PROCESSOS IDENTITÁRIOS DE JOVENS DA ESCOLA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE |
Autor(es): | FISCHER, Nilton Bueno SILVA, Gilberto Ferreira Da |
Palavras-chave: | INTERCULTURALIDADE;MULTICULTURALISMO;RACISMO;JOVENS |
Data do documento: | 2001 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL |
Resumo: | ESTA TESE TEM COMO OBJETO DE ESTUDO AS INTER-RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, MULTICULTURALISMO E INTERCULTURALISMO, A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UMA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA, DE CARÁTER MEDOTOLÓGICO QUANTITATIVO E QUALITATIVO, SOBRE A PRESENÇA E DINAMIZAÇÃO DE PROCESSOS IDENTITÁRIOS E DE PRÁTICAS CULTURAIS ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO DE SEIS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE. NA ANÁLISE, SÃO CONTEMPLADOS ASPECTOS COMO IDENTIDADES NACIONAIS E REGIONAIS (LOCAIS), DIFERENÇA E DIVERSIDADE, E RACISMO E DISCRIMINAÇÃO. O REFERENCIAL TEÓRICO TEM COMO PONTO DE PARTIDA O RESGATE DA TRAJETÓRIA DA CONSTITUIÇÃO DOS ESTADOS NACIONAIS COMO PROCESSO HISTÓRICO, LOCALIZANDO A EXCLUSÃO DAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES CULTURAIS, PASSANDO PELA CONFIGURAÇÃO DA SOCIEDADE TECNOLÓGICA E PELO REDIMENSIONAMENTO DA SOCIEDADE MULTICULTURAL. COMO CONVERGÊNCIA DESSA DISCUSSÃO A DE INTERCULTURALIDADE, COMO UM CONCEITO POTENCIALIZADOR DA COMPREENSÃO DOS PROCESSOS HÍBRIDOS DE CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE E DE EXPRESSÕES CULTURAIS, REVIGORADOS, PRINCIPAlMENTE, A PARTIR DA INTENSIFICAÇÃO DOS CONTATOS ENTRE CULTURAS POSSIBILITADOS PELAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. NA PERSPECTIVA DESSE QUADRO TEÓRICO, OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM PARA UMA RELEITURA DAS PRÁTICAS CULTURAIS COTIDIANAS VIVENCIADAS EM BAIRROS POPULARES DE CENTROS URBANOS, PELA ÓTICA DOS PROCESSOS HÍBRIDOS, CONTITUIÇÃO DE IDENTIDADE. NO CAMPOS PEDAGÓGICO, OBSERVAM-SE AS AUSÊNCIAS DAS INTER-RELAÇOES ENTRE AS EXPRESSÕES CULTURAIS VIVIDAS PELOS ESTUDANTES E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS, AS FORMAS DE RACISMO E DISCRIMINAÇÃO COMO ATITUDES "INVISÍVEIS", E OS PROCESSOS HÍBRIDOS DE CRUZAMENTO CULTURAIS COMO REALIDADES. A PRESPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE É APONTADA COMO UM SUPROTE TEÓRICO/PRÁTICO VIÁVEL PARA SE CONCEDER A EDUCAÇÃO QUE RECONHECE E POTENCIALIZA A DIVERSIDADE CULTURAL NESSAS INTER-RELAÇÕES. |
Descrição: | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/800 |
Outros identificadores: | Doutorado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 4.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador