Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/788
Título : | A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA AUTO-ESTIMA DE ALUNOS QUE VIVERAM HISTÓRIAS DE FRACASSO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO |
Autor : | DAVIS, Cláudia Leme Ferreira FRANCO, Adriana De Fatima |
Palabras clave : | SÓCIO-HISTÓRICA;AUTOESTIMA;FRACASSO ESCOLAR;CONSCIÊNCIA |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO |
Resumen : | ESTE ESTUDO ANALISA NOS MARCOS DA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA AUTO-ESTIMA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS QUE VIVERAM HISTÓRIAS DE FRACASSO NA ESCOLA. NORTEARAM A SUA CONSTRUÇÃO OS SEGUINTES PONTOS: AS RELAÇÕES ENTRE AUTO-ESTIMA E APRENDIZAGEM NAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS E O DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO HUMANO. VIMOS QUE A QUESTÃO APARECE CLARAMENTE NA DÉCADA DE 70, QUANDO OS ESTUDOS BUSCAVAM, POR MEIO DE ESTRATÉGIAS EXPERIMENTAIS, PRODUZIR E/OU ALTERAR A AUTO-ESTIMA DE GRUPOS EXPERIMENTAIS, COMPARANDO-OS COM OS DE CONTROLE. A QUESTÃO QUASE QUE DESAPARECE NA DÉCADA DE 80, NA MEDIDA EM QUE ÊNFASE ERA DADA AO CONTEXTO POLÍTICO E SOCIAL E A QUESTÃO PSICOLÓGICA NÃO ENCONTRAVA AÍ ESPAÇO. O TEMA ENCONTRA TERRENO FÉRTIL NA DÉCADA DE 90, MOMENTO QUE SE ENCONTRA MARCADO POR DIFERENTES POSIÇÕES: AS QUE JULGAM A AUTO-ESTIMA COMO UM CONCEITO DESCARTÁVEL E POUCO IMPORTANTE; AS QUE FORNECEM EXPLICAÇÕES SIMPLISTAS E QUE POUCO ESCLARECEM OS LEITORES; AS QUE UTILIZAM O CONCEITO, DANDO-LHE IMPORTÂNCIA SEM, NO ENTANTO, APROFUNDAR A QUESTÃO; E, AINDA, AS QUE BUSCAM UM ENTENDIMENTO MAIS APROFUNDADO DE SEU PAPEL NA SUBJETIVIDADE DOS SUJEITOS. ANALISAMOS POR MEIO DO RELATO DA HISTÓRIA DE VIDA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA AUTO-ESTIMA DE DOIS JOVENS QUE FREQÜENTARAM CLASSES DE ACELERAÇÃO, IDENTIFICANDO, PELA MEDIAÇÃO DAS ABSTRAÇÕES TEÓRICAS ADVINDAS DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA, A MANEIRA COMO A REALIDADE VIVIDA FOI SIGNIFICADA E VALORADA. PELA ANÁLISE BIOGRÁFICA VERIFICAMOS QUE A AUTO-ESTIMA ESTÁ ATRELADA A UM CONTEXTO AMPLO E QUE ENQUANTO AS CONDIÇÕES CONCRETAS DE VIDA NÃO FOREM ALTERADAS, ALTERAÇÕES NA CONSCIÊNCIA E, PORTANTO, NA FORMA DE SE AVALIAR NÃO DEVEM SER ESPERADAS. ASSIM SENDO, A AUTO-ESTIMA, COMO TODO FENÔMENO HUMANO, É PRODUZIDA NAS CONDIÇÕES CONCRETAS DE EXISTÊNCIA E A ESCOLA DEVE ESTAR EFETIVAMENTE COMPROMETIDA COM A HUMANIZAÇÃO DE SEUS ALUNOS. |
Descripción : | PUC-SP |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/788 |
Otros identificadores : | Doutorado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 437.79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador