Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/783
Título : | MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE EMANCIPAÇÃO: MOVIMENTO EDUCACIONAL GERADO ATRAVÉS DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA EM MONTE SANTO/BA |
Autor : | GHIGGI, Gomercindo CERUTTI, Elizabete |
Palabras clave : | EDUCAÇÃO POPULAR;MOVIMENTOS SOCIAIS;MOVIMENTO EDUCACIONAL |
Fecha de publicación : | 2004 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS |
Resumen : | A PRESENTE INVESTIGAÇÃO BUSCA ANALISAR OS IMPACTOS EDUCATIVOS EFETIVADOS NO MUNICÍPIO DE MONTE SANTO/BA, NAS AÇÕES IMPLANTADAS PELA ONG/ PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA - PAS, SOB OS CUIDADOS DA UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES/RS, IDENTIFICANDO MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA, O QUAL ATENDEU OS EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS QUE NÃO TIVERAM ACESSO À ESCOLA EM IDADE PRÓPRIA E/OU AQUELES QUE NÃO PUDERAM NELA PERMANECER. O ESTUDO CARACTERIZOU-SE PELA METODOLOGIA QUALITATIVA, TENDO PRESENTE A INVESTIGAÇÃO DAS HISTÓRIAS DOS SUJEITOS QUE PARTICIPARAM DO PAS, ANUALMENTE, COLHENDO, ATRAVÉS DE ENTREVISTAS, INFORMAÇÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA À COMUNIDADE, OBSERVANDO NO SEGMENTO EDUCATIVO OS ALFABETIZADORES, OS COORDENADORES E A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, QUE EXPRESSARAM FATOS RELEVANTES SOBRE SUA PRÁTICA NO PROGRAMA, ATRAVÉS DE SUAS MEMÓRIAS. A PESQUISA VEM ORGANIZADA EM TRÊS CAPÍTULOS: ABORDAGEM SOBRE AS INTENÇÕES DO ESTUDO, FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS, AS ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS, O PAS E, POR FIM, COM MAIOR PROPRIEDADE, A SISTEMATIZAÇÃO E A ANÁLISE DOS DADOS EMPÍRICOS NO QUE TANGE A APROXIMAÇÃO DA AÇÃO DOS ALFABETIZADORES EM EDUCAÇÃO POPULAR. OS RESULTADOS DO TRABALHO APONTAM PARA A PRESENÇA DOS IMPACTOS POSITIVOS JUNTO ÀS AÇÕES DESENCADEADAS PELA EJA NO MUNICÍPIO, INTERLIGADAS AO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA, QUE DIANTE DOS LIMITES SOCIAIS E EDUCATIVOS, COMPROVAM AS POSSIBILIDADES EXISTENTES DE REALIZAR UM TRABALHO QUE MANIFESTOU A CRENÇA NA EDUCAÇÃO PERMANENTE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO LIBERTADORA. |
Descripción : | BIBLIOTECA SETORIAL DAS CIÊNCIAS SOCIAIS |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/783 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 712.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador