Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/781
Title: O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA MINIMIZAÇÃO DA INDISCIPLINA ESCOLAR
Authors: HOKUMURA, Ignez Harumi
OLIVEIRA, José Eduardo Costa De
Keywords: INDISCIPLINA NA ESCOLA;PRÁTICAS CURRICULARES;EDUCAÇÃO FÍSICA
Issue Date: 2004
Publisher: CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA
Abstract: COM O OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE OS FATORES RELACIONADOS A INDISCIPLINA ESCOLAR E CARACTERIZAR O ALUNO INDISCIPLINADO, FORAM ENTREVISTADOS INFORMALMENTE 50 ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PERIFERIA DA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO, SP, INDICADOS PELO CONSELHO DA ESCOLA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A MAIORIA DOS SUJEITOS DA AMOSTRA RESIDIAM EM BAIRROS DE CLASSE POPULAR, COM PAIS DE POUCA ESCOLARIDADE, DESEMPREGADOS E COM ANTECEDENTES CRIMINAIS. GRANDE PARTE DOS SUJEITOS NÃO TRABALHAVA E JÁ HAVIA PASSADO POR INSTITUIÇÕES CORRECIONAIS. COM RELAÇÃO À ESCOLA, O ÍNDICE DE REPROVAÇÕES POR AUSÊNCIAS ÀS AULAS ERA ELEVADO. ESSES ALUNOS AFIRMARAM SEREM A MERENDA E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA OS MAIORES ATRATIVOS DA ESCOLA. NESSE SENTIDO, FORAM APLICADOS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TRÊS PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM O OBJETIVO DE INTEGRAR O ALUNO E CONSTRUIR HÁBITOS SAUDÁVEIS DE SAÚDE E HIGIENE E VALORES COMO RESPEITO MÚTUO, RESPONSABILIDADE E COOPERAÇÃO, QUE ILUSTRAM ALTERNATIVAS PARA SE LIDAR COM A QUESTÃO DA INDISCIPLINA ESCOLAR. OS RESULTADOS DESSA INTERVENÇÃO APONTAM PARA A POSSIBILIDADE DE SE UTILIZAR A REFERIDA DISCIPLINA COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA MINIMIZAÇÃO DA INDISCIPLINA ESCOLAR.
Description: JOSEFINA DE MOURA LACERDA
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/781
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf592.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools