 
        Please use this identifier to cite or link to this item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/781| Title: | O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA MINIMIZAÇÃO DA INDISCIPLINA ESCOLAR | 
| Authors: | HOKUMURA, Ignez Harumi OLIVEIRA, José Eduardo Costa De | 
| Keywords: | INDISCIPLINA NA ESCOLA;PRÁTICAS CURRICULARES;EDUCAÇÃO FÍSICA | 
| Issue Date: | 2004 | 
| Publisher: | CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA | 
| Abstract: | COM O OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE OS FATORES RELACIONADOS A INDISCIPLINA ESCOLAR E CARACTERIZAR O ALUNO INDISCIPLINADO, FORAM ENTREVISTADOS INFORMALMENTE 50 ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PERIFERIA DA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETO, SP, INDICADOS PELO CONSELHO DA ESCOLA. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A MAIORIA DOS SUJEITOS DA AMOSTRA RESIDIAM EM BAIRROS DE CLASSE POPULAR, COM PAIS DE POUCA ESCOLARIDADE, DESEMPREGADOS E COM ANTECEDENTES CRIMINAIS. GRANDE PARTE DOS SUJEITOS NÃO TRABALHAVA E JÁ HAVIA PASSADO POR INSTITUIÇÕES CORRECIONAIS. COM RELAÇÃO À ESCOLA, O ÍNDICE DE REPROVAÇÕES POR AUSÊNCIAS ÀS AULAS ERA ELEVADO. ESSES ALUNOS AFIRMARAM SEREM A MERENDA E AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA OS MAIORES ATRATIVOS DA ESCOLA. NESSE SENTIDO, FORAM APLICADOS NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, TRÊS PROJETOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA COM O OBJETIVO DE INTEGRAR O ALUNO E CONSTRUIR HÁBITOS SAUDÁVEIS DE SAÚDE E HIGIENE E VALORES COMO RESPEITO MÚTUO, RESPONSABILIDADE E COOPERAÇÃO, QUE ILUSTRAM ALTERNATIVAS PARA SE LIDAR COM A QUESTÃO DA INDISCIPLINA ESCOLAR. OS RESULTADOS DESSA INTERVENÇÃO APONTAM PARA A POSSIBILIDADE DE SE UTILIZAR A REFERIDA DISCIPLINA COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA MINIMIZAÇÃO DA INDISCIPLINA ESCOLAR. | 
| Description: | JOSEFINA DE MOURA LACERDA | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/781 | 
| Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO | 
| Appears in Collections: | Juventude e Escola | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools