Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/779
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMAFRA, Leila De Alvarengapt_BR
dc.contributor.authorPEREIRA, Adriana Da Silva Alvespt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:45Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:45Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/779-
dc.descriptionPUC MINASpt_BR
dc.description.abstractA PRESENTE PESQUISA CONSISTE EM DESCREVER E ANALISAR SITUAÇÕES DE SUCESSO ESCOLAR EM MEIOS POPULARES E, PARA ISSO, PARTE DO PRESSUPOSTO DE QUE TANTO O ALUNO QUANTO A SUA FAMÍLIA DESEMPENHAM UM IMPORTANTE PAPEL PARA QUE ESSA SITUAÇÃO SE CONFIGURE. O SUCESSO ESCOLAR, NESTA DISSERTAÇÃO, DEVE SER ENTENDIDO COMO AQUELES CASOS DE ALUNOS QUE SÃO FILHOS DE PAIS DE BAIXA ESCOLARIDADE, PERTENCENTES ÀS FRAÇÕES OU GRUPOS DAS CAMADAS POPULARES. DURANTE TODO O ENSINO FUNDAMENTAL, ESTES ALUNOS, ESTIVERAM FREQÜENTANDO ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, NÃO POSSUÍAM HISTÓRIA DE REPROVAÇÃO OU DE FRACASSO NO ENSINO FUNDAMENTAL E FORAM APROVADOS NO COLÉGIO TÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - COLTEC - ONDE A RELAÇÃO CANDIDATO/VAGA ESTÁ EM TORNO DE 30 CANDIDATOS. A PESQUISA É QUALITATIVA E UTILIZOU COMO PRINCIPAL INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA. FORAM ENTREVISTADOS SEIS ALUNOS APROVADOS NA SELEÇÃO EM 2004 PARA O COLTEC, BEM COMO SUAS FAMÍLIAS. O ESTUDO REVELA, ENTRE OUTRAS COISAS, QUE TODOS OS ENTREVISTADOS FORAM ALFABETIZADOS AINDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL OU EM CASA, ANTES DE INGRESSAREM NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, E QUE A MOBILIZAÇÃO PESSOAL DESSES SEIS ALUNOS ENCONTRA PESOS E FORMAS DIFERENCIADAS, BEM COMO AS ESTRATÉGIAS FAMILIARES UTILIZADAS PARA VIABILIZAR ESSE SUCESSO. OS PAIS DE BAIXA ESCOLARIDADE TIVERAM DE INGRESSAR MUITO CEDO NO MERCADO DE TRABALHO E POR ISSO INTERROMPERAM SEUS ESTUDOS. APESAR DE NÃO TEREM UM ALTO CAPITAL ESCOLAR, PARTICIPAM DAS MAIS VARIADAS FORMAS NA VIDA ACADÊMICA DE SEUS FILHOS.pt_BR
dc.format.extent910800 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAISpt_BR
dc.subjectMOBILIZAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectFAMÍLIApt_BR
dc.subjectSUCESSO ESCOLARpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - sucesso e fracasso escolarespt_BR
dc.titleSUCESSO ESCOLAR NOS MEIOS POPULARES: MOBILIZAÇÃO PESSOAL E ESTRATÉGIAS FAMILIARESpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf889.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools