Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/778
Título: | Educação como ação cultural para a auto-determinação: um estudo de caso entre estudantes da periferia maceioense |
Autor(es): | SANTANA, Moisés De Melo ARAUJO, Clebio Correia De |
Palavras-chave: | AÇÃO CULTURAL;AUTODETERMINAÇÃO |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Resumo: | Trata-se de um estudo de caso envolvendo estudantes participantes de duas experiências de ação cultural desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Educação do Estado de Alagoas. Partindo das reflexões levantadas por autores como Stuart Hall e Homi Bhabha, ligados à corrente teórica denominada estudos culturais, o autor analisa a contribuição que as ações culturais em foco podem dar no sentido da formulação de propostas educativas numa perspectiva multicultural, sobretudo em tratando-se de Alagoas. Utilizando-se de entrevistas, o autor, com base nos relatos colhidos, sugere que uma educação alagoana com esse perfil deva estar centrada no aprofundamento pedagógico da capacidade de diálogo, interpenetração cultural, consciência performativa dos sujeitos educadores/educandos, além da descoberta da condição de representados historicamente, por parte dos mesmos. |
Descrição: | Biblioteca Central da UFAL |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/778 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 869.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador