Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/778
Título: Educação como ação cultural para a auto-determinação: um estudo de caso entre estudantes da periferia maceioense
Autor(es): SANTANA, Moisés De Melo
ARAUJO, Clebio Correia De
Palavras-chave: AÇÃO CULTURAL;AUTODETERMINAÇÃO
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Resumo: Trata-se de um estudo de caso envolvendo estudantes participantes de duas experiências de ação cultural desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Educação do Estado de Alagoas. Partindo das reflexões levantadas por autores como Stuart Hall e Homi Bhabha, ligados à corrente teórica denominada estudos culturais, o autor analisa a contribuição que as ações culturais em foco podem dar no sentido da formulação de propostas educativas numa perspectiva multicultural, sobretudo em tratando-se de Alagoas. Utilizando-se de entrevistas, o autor, com base nos relatos colhidos, sugere que uma educação alagoana com esse perfil deva estar centrada no aprofundamento pedagógico da capacidade de diálogo, interpenetração cultural, consciência performativa dos sujeitos educadores/educandos, além da descoberta da condição de representados historicamente, por parte dos mesmos.
Descrição: Biblioteca Central da UFAL
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/778
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf869.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador