
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/777
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CRAIDY, Carmem Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | SANTOS, Josivaldo Constantino | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:45Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:45Z | - |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2002 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/777 | - |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | NESTE ESTUDO, DE CARÁTER ETNOGRÁFICO, FOI INVESTIGADO O PROCESSO PARTICIPATIVO ENQUANTO TOMADA DE DECISÃO E CONDIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM QUE OCORRE NA ESCOLA E ESPECIALMENTE NO INTERIOR DA SALA DE AULA. PARTINDO DE EXPERIÊNCIAS PARTICIPATIVAS COM OS ALUNOS, O AUTOR (PESQUISADOR), ENTENDE QUE É POSSÍVEL PROPORCIONAR CONDIÇÕES PARA QUE OS ALUNOS PARTICIPEM ATIVA E EFETIVAMENTE DA CONSTRUÇÃO DE SUA APRENDIZAGEM, E PORTANTO, DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. NESTE TRABALHO DISSERTATIVO, FICA CLARO QUE A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DO ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, SÓ ACONTECE, SE FOR POSSÍVEL SUA DECISÃO A NÍVEIS DE PLANEJAMENTO, DE EXECUÇÃO E DE AVALIAÇÃO. ATRAVÉS DA PESQUISA DE CAMPO (OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ENTREVISTAS), FOI MOSTRADA A COMPREENSÃO QUE OS SUJEITOS DA PESQUISA POSSUEM SOBRE O SIGNIFICADO DA PARTICIPAÇÃO DO ALUNO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. ESTE TRABALHO MOSTROU QUE OS PROFESSORES OBSERVADOS E ENTREVISTADOS POSSUEM UM ENTENDIMENTO APOLÍTICO DO QUE SEJA PARTICIPAR, E OS ALUNOS, POSSUEM UM DESEJO LATENTE DE PARTICIPAREM, DE TOMAREM DECISÕES SIGNIFICATIVAS A NÍVEIS DE PLANEJAMENTO, DE EXECUÇÃO E DE AVALIAÇÃO. NA CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO DISSERTATIVO, FICA EVIDENTE QUE A ESCOLA PRECISA DESENVOLVER O GERME DA PARTICIPAÇÃO, PARA QUE HAJA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA POLÍTICA DO ALUNO ENQUANTO CIDADÃO. É FUNDAMENTAL, À ESCOLA E AOS/ÀS PROFESSORES/AS, NÃO SÓ ENSINAR A PARTICIPAÇÃO E A DEMOCRACIA, MAS ENSINAR PELA PARTICIPAÇÃO E PELA DEMOCRACIA. | pt_BR |
dc.format.extent | 1666611 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject | AUTONOMIA | pt_BR |
dc.subject | PARTICIPAÇÃO | pt_BR |
dc.title | A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DO ALUNO NO PROCESSOENSINO- APRENDIZAGEM COMO CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador