Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/775
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLUCCHESI, Martha Abrahão Saadpt_BR
dc.contributor.authorALMEIDA, Vailde Bragança Silveira Dept_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:36:45Z-
dc.date.available2009-03-14T15:36:45Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/775-
dc.descriptionUniversidade Católica de Santos - Campus Vila Mathiaspt_BR
dc.description.abstractA pesquisa sobre o significado da escola para os jovens foi feita com alunos do ensino médio de instituições de ensino da Baixada Santista. As respostas mostraram que jovens das redes pública e particular têm, muitas vezes, opiniões semelhantes sobre o papel da escola, baseadas no discurso tradicional do valor da educação formal, sem levar em conta suas diferentes realidades e perspectivas de futuro. A análise dos discursos dos alunos foi elaborada numa abordagem fenomenológica e, a partir dela, foram discutidos os papéis dos vários grupos envolvidos no sistema educacional: as autoridades, os professores, os alunos e suas famílias. O objetivo deste estudo é abrir uma possibilidade de se pensar a crise educacional brasileira como uma guerra sem lados, onde todos os implicados podem ser, ao mesmo tempo, vítimas e algozes. A argumentação baseia-se no pensamento de Michel Foucault sobre as relações de poder na sociedade e sobre a capacidade produtiva do poder. O texto aponta para uma perspectiva foucaultiana de compreensão da educação e para a necessidade de uma ação educativa dialógica em que jovens e adultos, leigos e especialistas se co-responsabilizem pelo projeto da educação nacional.pt_BR
dc.format.extent637793 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUniversidade Católica de Santospt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subjectENSINO MÉDIOpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleEntre a afirmação e a crítica: um estudo sobre educação a partir do discurso dos alunos do ensino médio da Baixada Santistapt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf622.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools