Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/775
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LUCCHESI, Martha Abrahão Saad | pt_BR |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Vailde Bragança Silveira De | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:45Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:45Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/775 | - |
dc.description | Universidade Católica de Santos - Campus Vila Mathias | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa sobre o significado da escola para os jovens foi feita com alunos do ensino médio de instituições de ensino da Baixada Santista. As respostas mostraram que jovens das redes pública e particular têm, muitas vezes, opiniões semelhantes sobre o papel da escola, baseadas no discurso tradicional do valor da educação formal, sem levar em conta suas diferentes realidades e perspectivas de futuro. A análise dos discursos dos alunos foi elaborada numa abordagem fenomenológica e, a partir dela, foram discutidos os papéis dos vários grupos envolvidos no sistema educacional: as autoridades, os professores, os alunos e suas famílias. O objetivo deste estudo é abrir uma possibilidade de se pensar a crise educacional brasileira como uma guerra sem lados, onde todos os implicados podem ser, ao mesmo tempo, vítimas e algozes. A argumentação baseia-se no pensamento de Michel Foucault sobre as relações de poder na sociedade e sobre a capacidade produtiva do poder. O texto aponta para uma perspectiva foucaultiana de compreensão da educação e para a necessidade de uma ação educativa dialógica em que jovens e adultos, leigos e especialistas se co-responsabilizem pelo projeto da educação nacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 637793 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | Universidade Católica de Santos | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | ESTUDANTES | pt_BR |
dc.subject | ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos | pt_BR |
dc.title | Entre a afirmação e a crítica: um estudo sobre educação a partir do discurso dos alunos do ensino médio da Baixada Santista | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools