Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/766
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RIBES, Eva Lizety | pt_BR |
dc.contributor.author | BARBOSA, Gisela Amaral | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:43Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:43Z | - |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2001 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/766 | - |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.description.abstract | A REFORMA DO ENSINO TÉCNICO, INSTITUÍDA ATRAVÉS DO DECRETO PRESIDENCIAL Nº. 2208/97, PROVOCOU PROFUNDAS MODIFICAÇÕES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO PAÍS. COM A JUSTIFICATIVA DE QUE ESSE TIPO DE FORMAÇÃO APRESENTAVA UM DESEMPENHO INADEQUADO FRENTE ÀS EXIGÊNCIAS DO MODERNO MERCADO DE TRABALHO, O GOVERNO FEDERAL IMPLANTOU ESSA REFORMA, AFIRMANDO QUE, COM ELA, ALCANÇARIA NÃO SÓ UMA MELHOR ADEQUAÇÃO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA, COMO A REDUÇÃO DE SEUS CUSTOS E POSSIBILITANDO: O AUMENTO DO NÚMERO DE VAGAS E ATENDIMENTO DIRECIONADO AOS ALUNOS COM MENOR PODER AQUISITIVO E QUE SE DIRIGEM DIRETAMENTE AO MERCADO DE TRABALHO. A PRESENTE DISSERTAÇÃO TRATA DESSA REFORMA, DANDO ÊNFASE A SUAS CONSEQÜÊNCIAS SOBRE O ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO, MINISTRADO PELAS ETF`S E CEFET`S. MEU OBJETIVO FOI O DE AVALIAR ATÉ QUE PONTO OS ARGUMENTOS QUE A JUSTIFICARAM ENCONTRAM SUSTENTAÇÃO QUANDO CONTRAPOSTOS A UMA SITUAÇÃO REAL DE UM GRUPO DE EGRESSOS DO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO, FORMADOS DENTRO DO SISTEMA ANTERIOR. ANALISEI, ESPECIFICAMENTE, O QUE DIZ RESPEITO A SUA ORIGEM SOCIAL, A SUA FORMAÇÃO ESCOLAR E A SUA SITUAÇÃO DE TRABALHO E/OU ESTUDO NO ENSINO DE NÍVEL SUPERIOR. PARA TANTO, REALIZEI UMA PESQUISA DE CAMPO ENTRE OS EGRESSOS DO CURSO DE EDIFICAÇÕES DO CEFET-PELOTAS/RS, NOS ANOS DE 1997 E 1998. EM PARALELO, BUSQUEI INFERIR SOBRE AS POSSIBILIDADES QUE O CONTEÚDO DA REFORMA APRESENTA NO SENTIDO DE ALTERAR A SITUAÇÃO EXISTENTE ANTES DELA. OS RESULTADOS DA PESQUISA INDICARAM QUE OS ARGUMENTOS UTILIZADOS SÃO PARCIALMENTE COMPROVÁVEIS. NO ENTANTO, SUAS DETERMINAÇÕES NÃO DEMONSTRAM SER CAPAZES DE SOLUCIONAR OS PROBLEMAS APONTADOS. | pt_BR |
dc.format.extent | 535781 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS | pt_BR |
dc.subject | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | pt_BR |
dc.subject | TRABALHO E EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | REFORMA DO ENSINO TÉCNICO | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos | pt_BR |
dc.title | A REFORMA DO ENSINO TÉCNICO: AVANÇO-RETROCESSO IMPOSTO | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools