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Título: JOVENS NO ENSINO SUPLETIVO: RECONSTITUINDO TRAJETÓRIAS
Autor(es): MOLL, Jaqueline
NASCIMENTO, Carmen Teresinha Brunel Do
Palavras-chave: ENSINO SUPLETIVO;JOVENS;TRAJETÓRIA ESCOLAR
Data do documento: 2001
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo: NESTA DISSERTAÇÃO INVESTIGARAM-SE OS MOTIVOS PELOS QUAIS UMA PARCELA CADA VEZ MAIOR DE JOVENS OPTA PELO ENSINO SUPLETIVO. O ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DE UMA PESQUISA EMPÍRICA, EM UMA ESCOLA DE ENSINO SUPLETIVO PRIVADA, ATRAVÉS DA TRAJETÓRIA ESCOLAR DE SEIS JOVENS DE UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO E DAS ENTREVISTAS COM OS OUTROS ALUNOS E PROFESSORES DESTA TURMA. O REJUVENESCIMENTO DESTA POPULAÇÃO, ENQUANTO FENÔMENO, TAMBÉM FOI CONSTATADO NA ESFERA PÚBLICA ATRAVÉS DE UM LEVANTAMENTO DOCUMENTAL NOS DIVERSOS ESPAÇOS QUE OFERECEM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E NA CIDADE DE PORTO ALEGRE. DIFERENTES AUTORES, PRINCIPALMENTE, FREIRE, MORIN, SPOSITO E CHARLOT, DERAM SUPORTE TEÓRICO PARA O ENTENDIMENTO DESTE FENÔMENO E DAS RELAÇÕES QUE ESTES JOVENS ESTABELECEM COM A ESCOLA E COM A VIDA. O DESENCANTO DOS JOVENS PELA ESCOLA `REGULAR`, A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFICIENTES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, A REPETÊNCIA, OS TRAUMAS ESCOLARES, OS PROBLEMAS FAMILIARES E ECONÔMICOS SÃO ALGUNS FATORES DETERMINANTES NA ESCOLHA DESTES JOVENS PELO ENSINO SUPLETIVO. O REJUVENESCIMENTO, NESTE ESTUDO, FOI ENTENDIDO COMO UM PROCESSO COMPLEXO E MULTIFACETADO QUE PARTE DE FATORES SÓCIO-ECONÔMICOS E SE ESTENDE ATÉ AS RELAÇÕES FAMILIARES, AFETIVAS E CULTURAIS.
Descrição: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/765
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

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