Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/742
Título: | A ESCOLA ENFRENTA A VIOLÊNCIA: DOS PROJETOS ÀS REPRESENTAÇÕES DOCENTES |
Autor(es): | MENIN, Maria Suzana De Stefano SILVA, Jaqueline Batista Da |
Palavras-chave: | VIOLÊNCIA;ESCOLA;PROJETOS;REPRESENTAÇÕES DOCENTES |
Data do documento: | 2004 |
Editor: | UNESP - PRESIDENTE PRUDENTE |
Resumo: | O PRESENTE ESTUDO BUSCOU DESCREVER E ANALISAR OS PRINCÍPIOS, PRESSUPOSTOS E PROCEDIMENTOS DE DOIS PROJETOS CONSIDERADOS BEM SUCEDIDOS, NO TRABALHO DE REDUÇÃO À VIOLÊNCIA, QUE ESTÃO EM VIGOR NO BRASIL, VERIFICANDO SE TAIS PROJETOS IMPLICAM NUM PLANO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA E SE CONSIDERAM SUAS REPRESENTAÇÕES E/ OU EXERCEM INFLUÊNCIAS SOBRE ELAS. PARA TANTO, OPTAMOS POR UM PROCEDIMENTO METODOLÓGICO QUALITATIVO DE CARÁTER ETNOGRÁFICO. OBEDECENDO A ALGUMAS ETAPAS PRÉ-ESTABELECIDAS, REALIZAMOS, PRIMEIRAMENTE, UM LEVANTAMENTO ATRAVÉS DE ANÁLISE DOCUMENTAL DOS PRINCIPAIS PROJETOS QUE ESTAVAM EM VIGOR NO BRASIL, PARA ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR. DETECTAMOS QUE, NO BRASIL, DESENVOLVEM-SE PROJETOS EM DIFERENTES ESFERAS - GOVERNO FEDERAL, SECRETARIAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS, POLÍCIA MILITAR E ESCOLAR. O CONSIDERÁVEL NÚMERO DE PROJETOS ENCONTRADOS REVELA QUE O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR GANHOU CERTO GRAU DE RELEVÂNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. TAIS INICIATIVAS CHAMAM A ATENÇÃO PARA A NECESSIDADE DE QUE A ESCOLA PROMOVA, EM SEUS DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS, O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA, ESTIMULANDO A CONSTRUÇÃO DE VALORES ÉTICOS E MORAIS. CONTUDO, RECONHECEM QUE PARA TAL EMPREENDIMENTO É NECESSÁRIO UM ESFORÇO CONJUNTO ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA, COMUNIDADE, GOVERNO E SOCIEDADE DE MANEIRA GERAL. DENTRE OS PROJETOS ENCONTRADOS, IDENTIFICAMOS DUAS INICIATIVAS QUE VINHAM CONSEGUINDO SIGNIFICATIVOS RESULTADOS NO TRABALHO DE REDUÇÃO À VIOLÊNCIA NA ESCOLA: O PROJETO PAZ O CAMINHO DE UM NOVO AMANHECER E O PROJETO GRÊMIO EM FORMA. AMBAS PASSARAM A SER OBJETO DE INVESTIGAÇÃO FOCALIZADA DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2002. DESENVOLVIAM-SE DENTRO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. CONTRIBUÍRAM COM ESTA INVESTIGAÇÃO DIRETORES, ALUNOS, PROFESSORES E OUTROS ENVOLVIDOS COM OS PROJETOS. A ANÁLISE DESSES DOIS PROJETOS NOS LEVOU A CONCLUIR QUE O TRABALHO DE REDUÇÃO DA VIOLÊNICA NA ESCOLA, IMPLICA NA ESTRUTURAÇÃO DE MEDIDAS QUE CONTEMPLEM, ALÉM DAS DIMENSÕES EXTRA-ESCOLARES DA VIOLÊNCIA, MUDANÇAS NA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DESSA INSTITUIÇÃO. TAIS MUDANÇAS DEVEM POSSIBILITAR, DENTRE OUTROS FATORES: A AMPLIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES DE EXPRESSÃO SÓCIO CULTURAL DOS ALUNOS; A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS PRÁTICA DIDÁTICO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES; UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ATORES NA GESTÃO ESCOLAR. O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DAS REGRAS E PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES; O INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E, NECESSARIAMENTE, A CONSIDERAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE VIOLÊNCIA ESCOLAR. PALAVRAS-CHAVE: VIOLÊNCIA; ESCOLA; PROJETOS; REPRESENTAÇÕES DOCENTES. |
Descrição: | FCT/UNESP |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/742 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 858.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador