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Título : A ESCOLA ENFRENTA A VIOLÊNCIA: DOS PROJETOS ÀS REPRESENTAÇÕES DOCENTES
Autor : MENIN, Maria Suzana De Stefano
SILVA, Jaqueline Batista Da
Palabras clave : VIOLÊNCIA;ESCOLA;PROJETOS;REPRESENTAÇÕES DOCENTES
Fecha de publicación : 2004
Editorial : UNESP - PRESIDENTE PRUDENTE
Resumen : O PRESENTE ESTUDO BUSCOU DESCREVER E ANALISAR OS PRINCÍPIOS, PRESSUPOSTOS E PROCEDIMENTOS DE DOIS PROJETOS CONSIDERADOS BEM SUCEDIDOS, NO TRABALHO DE REDUÇÃO À VIOLÊNCIA, QUE ESTÃO EM VIGOR NO BRASIL, VERIFICANDO SE TAIS PROJETOS IMPLICAM NUM PLANO DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA E SE CONSIDERAM SUAS REPRESENTAÇÕES E/ OU EXERCEM INFLUÊNCIAS SOBRE ELAS. PARA TANTO, OPTAMOS POR UM PROCEDIMENTO METODOLÓGICO QUALITATIVO DE CARÁTER ETNOGRÁFICO. OBEDECENDO A ALGUMAS ETAPAS PRÉ-ESTABELECIDAS, REALIZAMOS, PRIMEIRAMENTE, UM LEVANTAMENTO ATRAVÉS DE ANÁLISE DOCUMENTAL DOS PRINCIPAIS PROJETOS QUE ESTAVAM EM VIGOR NO BRASIL, PARA ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR. DETECTAMOS QUE, NO BRASIL, DESENVOLVEM-SE PROJETOS EM DIFERENTES ESFERAS - GOVERNO FEDERAL, SECRETARIAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS, POLÍCIA MILITAR E ESCOLAR. O CONSIDERÁVEL NÚMERO DE PROJETOS ENCONTRADOS REVELA QUE O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA ESCOLAR GANHOU CERTO GRAU DE RELEVÂNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA. TAIS INICIATIVAS CHAMAM A ATENÇÃO PARA A NECESSIDADE DE QUE A ESCOLA PROMOVA, EM SEUS DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS, O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA, ESTIMULANDO A CONSTRUÇÃO DE VALORES ÉTICOS E MORAIS. CONTUDO, RECONHECEM QUE PARA TAL EMPREENDIMENTO É NECESSÁRIO UM ESFORÇO CONJUNTO ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA, COMUNIDADE, GOVERNO E SOCIEDADE DE MANEIRA GERAL. DENTRE OS PROJETOS ENCONTRADOS, IDENTIFICAMOS DUAS INICIATIVAS QUE VINHAM CONSEGUINDO SIGNIFICATIVOS RESULTADOS NO TRABALHO DE REDUÇÃO À VIOLÊNCIA NA ESCOLA: O PROJETO PAZ O CAMINHO DE UM NOVO AMANHECER E O PROJETO GRÊMIO EM FORMA. AMBAS PASSARAM A SER OBJETO DE INVESTIGAÇÃO FOCALIZADA DURANTE O SEGUNDO SEMESTRE DE 2002. DESENVOLVIAM-SE DENTRO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. CONTRIBUÍRAM COM ESTA INVESTIGAÇÃO DIRETORES, ALUNOS, PROFESSORES E OUTROS ENVOLVIDOS COM OS PROJETOS. A ANÁLISE DESSES DOIS PROJETOS NOS LEVOU A CONCLUIR QUE O TRABALHO DE REDUÇÃO DA VIOLÊNICA NA ESCOLA, IMPLICA NA ESTRUTURAÇÃO DE MEDIDAS QUE CONTEMPLEM, ALÉM DAS DIMENSÕES EXTRA-ESCOLARES DA VIOLÊNCIA, MUDANÇAS NA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DESSA INSTITUIÇÃO. TAIS MUDANÇAS DEVEM POSSIBILITAR, DENTRE OUTROS FATORES: A AMPLIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES DE EXPRESSÃO SÓCIO CULTURAL DOS ALUNOS; A PROMOÇÃO DE MUDANÇAS NAS PRÁTICA DIDÁTICO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES; UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ATORES NA GESTÃO ESCOLAR. O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DAS REGRAS E PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES; O INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E, NECESSARIAMENTE, A CONSIDERAÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE VIOLÊNCIA ESCOLAR. PALAVRAS-CHAVE: VIOLÊNCIA; ESCOLA; PROJETOS; REPRESENTAÇÕES DOCENTES.
Descripción : FCT/UNESP
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/742
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

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