 
        Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
        
    
    http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/741| Título: | TEXTO E CONTEXTO DA RELAÇÃO ALUNO, ESCOLA E SABER | 
| Autor(es): | LUDKE, Hermengarda Alves FERREIRA, Augusto César Rosito | 
| Palavras-chave: | ENSINO MÉDIO;ESTUDANTES | 
| Data do documento: | 2006 | 
| Editor: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO | 
| Resumo: | O ESTUDO FOCALIZA AS RELAÇÕES ENTRE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA E O SABER ESCOLAR. ELE SE INSPIROU PRIORITARIAMENTE NA OBRA DE BERNARD CHARLOT E UTILIZOU DOIS PROCEDIMENTOS BÁSICOS USADOS POR ELE EM VÁRIAS PESQUISAS SOBRE O TEMA: BALANÇOS DO SABER, EFETUADOS PELOS PRÓPRIOS ESTUDANTES, E ENTREVISTAS REALIZADAS COM ELES, EM GRUPO E INDIVIDUALMENTE. AS CONSTATAÇÕES CONFIRMAM A IMPORTÂNCIA DA ORIGEM SÓCIO-ECONÔMICA DOS ALUNOS EM SUAS RELAÇÕES COM O SABER, COMO AFIRMA CHARLOT, ENTRE OUTROS, MAS SUGERE TAMBÉM UM OUTRO TIPO DE RELAÇÕES, MAIS LIGADAS À VALORIZAÇÃO DE CERTAS DISCIPLLINAS EM DETRIMENTO DE OUTRAS POR PARTE DOS ALUNOS INVESTIGADOS. COMO OUTRAS PESQUISAS JÁ VÊM CONSTATANDO, O ESTUDO CONFIRMA QUE A INFLUÊNCIA DE FATORES SÓCIO-ECONÔMICOS, AINDA QUE MUITO IMPORTANTE, ENTRA EM COMBINAÇÃO COM OUTROS FATORES NA DEFINIÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OS ESTUDANTES E O SABER ESCOLAR. | 
| Descrição: | DBD CENTRAL | 
| URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/741 | 
| Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO | 
| Aparece nas coleções: | Juventude e Escola | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tese.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador